Topo

Fernanda Gentil ganha elogios após desabafo a favor de Mari Ferrer

Fernanda Gentil deu sua posição sobre o caso Mariana Ferrer no "Encontro" - Reprodução/GShow
Fernanda Gentil deu sua posição sobre o caso Mariana Ferrer no 'Encontro' Imagem: Reprodução/GShow

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/11/2020 13h54Atualizada em 04/11/2020 18h02

Fernanda Gentil comoveu internautas após fazer um desabafo emocionado sobre o caso Mari Ferrer durante o programa "Encontro" (Rede Globo) da manhã de hoje.

A apresentadora, que está cobrindo as férias de Fátima Bernardes, aproveitou uma matéria sobre o assunto para oferecer apoio às vítimas de abuso. A história da jovem catarinense ganhou comoção depois que o homem acusado de estuprá-la em 2018 foi absolvido por supostamente "não ter como saber" que Mari estava inconsciente.

Desde ontem, uma onda de protestos contra a sentença, que foi resumida pela mídia como uma absolvição por "estupro culposo", tomou conta das redes sociais, ganhando repúdio de diversas pessoas públicas.

Gentil fez coro à indignação popular, pedindo licença ao seu parceiro de programa, André Curvello, para destacar a importância do apoio a Mariana Ferrer, que teve fotos supostamente sensuais expostas no julgamento e sofreu ofensas do advogado do réu André de Camargo Aranha, Cláudio Gastão da Rosa Filho, o qual afirmou que ela teria posado em "posições ginecológicas" para os ensaios.

"Eu, como mulher, falando em uma TV aberta que tem um poder e um alcance incalculáveis. Isso significa, por exemplo, que agora, nesse momento, estão me ouvindo centenas de vítimas de abuso, de estupro, milhares de parentes de vítimas, e também muitos abusadores, né. Então, eu me sinto na obrigação de reforçar para você que está vendo a gente agora, que não existe estupro culposo, ou seja, um estupro sem intenção, não existe também estupro leve, meio abuso sexual e nem sem querer. Quem faz, sempre faz com a intenção de fazer, então a gente não pode ignorar esse crime, silenciar as vítimas e muito menos aliviar os culpados", defendeu a jornalista.

Ela ainda convocou os homens a apoiarem a causa evocando a convivência de todos com figuras femininas.

"É muito importante, né, a gente falar sobre isso e da maneira como tem sido falado. Quando eu digo a gente, é toda a gente mesmo, tá, homens e mulheres. Nós mulheres, porque emprestar a nossa voz para essa causa nos faz mulheres muito mais fortes, sem dúvida nenhuma. E o homem, porque ele como marido de uma mulher, ou pai de uma menina, ou irmão de uma mulher, filho de mãe, tio de uma sobrinha, quando abraça essa causa, ele abraça todas essas mulheres, né, Curvello, que ele ama e com quem ele convive, e isso é muito admirável em um homem. Afinal de contas, quem levanta essa bandeira, só para resumir, seja homem, mulher, bicho ou coisa, está gritando a todos os pulmões, para todo mundo ouvir, que entende que 'não é não'", concluiu.

A apresentadora foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter após a declaração emocionada, ganhando elogios por levantar a pauta em defesa de Mariana Ferrer em um programa matutino, conhecido pelo tom mais leve.

"Fernanda Gentil às 11 horas da manhã numa TV aberta, numa das maiores emissoras do mundo, meteu: vou quebrar o protocolo mas eu, como mulher, me sinto na obrigação de falar que não existe estupro culposo. Conservadores que veem Globo e militantes que cancelaram a Fernanda estão em colapso", escreveu um.

"Fernanda Gentil se posiciona e quebra tabu nas manhãs da Globo: 'falando como mulher, estupro culposo não existe'", destacou outro.

"Fernanda Gentil levando o sobrenome ao pé da letra e apoiando a Mari em TV aberta, às 11h... Tem como não amar ela? Gentil, sensata e necessária", elogiou uma terceira.

Um dos perfis agradeceu: "E mais uma vez a Fernanda Gentil faz tudo. Obrigada pela quebra de protocolo e por representar o que o povo brasileiro está querendo falar. Você levou nossa voz!"