Topo

Felipe Neto, citado em lista do governo, posta deboche: 'The Tratores'

Felipe Neto publicou imagem de deboche após ser citado em lista do governo - Reprodução/Instagram/@felipeneto
Felipe Neto publicou imagem de deboche após ser citado em lista do governo Imagem: Reprodução/Instagram/@felipeneto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/12/2020 06h41

Felipe Neto publicou em seu Instagram na noite de ontem outro meme de deboche após ser citado na lista divulgada pelo colunista Rubens Valente, no UOL, que mostra os "detratores" do governo Bolsonaro, do ME e/ou do ministro Paulo Guedes.

"THE TRATORES! Os inimigos do governo brasileiro, segundo lista comandada pelo Paulo Guedes", escreveu na legenda.

A imagem é uma montagem com o pôster do filme "Os Vingadores".

Alguns dos nomes que estão junto com Felipe na montagem são os jornalistas Guga Chacra, Rachel Sheherazade, Vera Magalhães, Xico Sá, e os professores universitários Silvio de Almeida e Laura Carvalho.

Paulo Guedes aparece na imagem no lugar de Thanos, personagem que é o vilão na história original.

Jornalistas e influenciadores no 'dossiê'

De acordo com reportagem de Rubens Valente, uma empresa de comunicação contratada pelo governo federal orienta como o órgão deveria lidar com um grupo de 77 jornalistas e "outros formadores de opinião" considerados influenciadores em redes sociais.

A medida a ser tomada varia: "o monitoramento preventivo das publicações do influenciador", o "envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar" ou mesmo "propor parceria para divulgar ações da Pasta".

Do total, 44 são jornalistas. Cada nome é acompanhado de um comentário sobre o que a pessoa tem escrito nas redes sociais a respeito do governo e em especial de Paulo Guedes. Em oito casos, há o telefone celular do jornalista.

No campo dos supostos "detratores" aparecem youtubers e influenciadores como Felipe Neto, Nathália Rodrigues e Jones Manoel. Os oito "neutros informativos" citados são Alex Silva, Malu Gaspar, Altair Alves, Cristiana Lôbo, Mônica Bergamo, Marcelo Lins, Ricardo Barboza e Octavio Guedes.