Topo

Morre Pamela Tiffin, de Cupido Não Tem Bandeira e Feira de Ilusões, aos 78

22.10.1969 - Pamela Tiffin no Golden Awards, em Roma (Itália) - Ron Galella Collection via Getty Images
22.10.1969 - Pamela Tiffin no Golden Awards, em Roma (Itália) Imagem: Ron Galella Collection via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/12/2020 08h46

A atriz norte-americana Pamela Tiffin, que marcou os anos 60 com papéis em "Cupido Não Tem Bandeira" (1961), "Feira de Ilusões" (1962) e "O Caçador de Aventuras" (1966), morreu na última quarta-feira aos 78 anos.

A filha de Tiffin confirmou a notícia ao The Hollywood Reporter, citando que a mãe morreu de causas naturais, cercada pelos familiares, em um hospital de Nova York.

Hollywood e prêmios

Após breve carreira como modelo, ela foi recrutada pelo produtor Hal Wallis para interpretar a efervescente Nellie em "O Anjo de Pedra" (1961), se tornando um fenômeno quase instantâneo em Hollywood.

No ano seguinte, em 1962, foi indicada duplamente ao Globo de Ouro — como melhor revelação, por "O Anjo de Pedra", e melhor atriz coadjuvante, por "Cupido Não Tem Bandeira", clássico cômico do diretor Billy Wilder.

O musical "Feira de Ilusões", o faroeste "Nas Trilhas da Aventura" (1965) e o thriller "O Caçador de Aventuras", onde contracenou com Paul Newman, a mantiveram em alta durante a década seguinte.

James Cagney e Pamela Tiffin em 'Cupido Não Tem Bandeira' - FilmPublicityArchive/United Archives - FilmPublicityArchive/United Archives
James Cagney e Pamela Tiffin em 'Cupido Não Tem Bandeira'
Imagem: FilmPublicityArchive/United Archives

Itália e aposentadoria

Tiffin se mudou para a Itália ainda nos anos 60, se afastando de Hollywood após o fim do do casamento com Clay Felker. Na fase final de sua carreira, atuou em filmes italianos como "Mata-me com Teus Beijos" (1968) e "Um Dia Negro" (1971)

Em 1974, se casou novamente com Edmondo Danon, se aposentando de vez das telas. Ela deixa o marido e as duas filhas, Echo e Aurora.