Morre David L. Lander, o Squiggy de 'Laverne & Shirley', aos 73 anos
O ator David L. Lander, que ficou marcado como o personagem Squiggy da série "Laverne & Shirley" (1976-1983), morreu na sexta-feira em Los Angeles (EUA), aos 73 anos, por complicações da esclerose múltipla. A notícia foi confirmada pela família à Variety.
Na clássica sitcom, o personagem de Lander e seu inseparável melhor amigo, Lenny (Michael McKean), eram vizinhos das duas protagonistas, vividas por Penny Marshall e Cindy Williams. McKean postou uma foto antiga com o amigo no Twitter ao saber da sua morte.
Parceria frutífera
A dupla se conheceu durante a faculdade, e foi originalmente contratada para a equipe de roteiro de "Laverne & Shirley". Quando os produtores perceberam que Lander e McKean já tinham uma camaradagem desenvolvida entre eles, trataram de colocá-los em frente às câmeras.
Os dois atores também contracenaram em "1941: Uma Guerra Muito Louca" (1979), de Steven Spielberg; "Carros Usados" (1980), de Robert Zemeckis; e na série de animação "Oswald" (2001-2003).
Dublagem e ativismo
Fora da parceria, Lander ficou mais conhecido como dublador, emprestando a voz para projetos como "Uma Cilada para Roger Rabbit" (1988), "Batman: A Série Animada" (1992, como o vilão Nitro), "Vida de Inseto" (1998), "Hora do Recreio" (1999) e "Dr. Dolittle 2" (2001).
O ator foi diagnosticado com esclerose múltipla em 1999, e passou a trabalhar com organizações ativistas para aumentar a conscientização sobre a doença. Ele deixa a mulher, Kathy, e a única filha do casal, Natalie.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.