Topo

Influencer morta nos EUA é suspeita de ser mentora de pirâmide financeira

A influenciadora Alexis Sharkey, que foi encontrada morta na beira de uma estrada nos arredores de Houston, nos EUA   - Reprodução/Instagram
A influenciadora Alexis Sharkey, que foi encontrada morta na beira de uma estrada nos arredores de Houston, nos EUA Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/12/2020 10h19

A influenciadora Alexis Sharkey, de 26 anos, é suspeita de ter se envolvido em um esquema de pirâmide financeira antes de ser encontrada morta em Houston, nos Estados Unidos. A informação é do canal de TV Fox News, que divulgou a suposta atuação de Sharkey como mentora do grupo de beleza Monat, que é alvo de investigações federais.

Esquemas de pirâmide financeira consistem no recrutamento constante de investidores para a realização de fraudes. A remuneração se dá geralmente pela indicação de novos membros para o negócio, que é considerado crime nos Estados Unidos — assim como no Brasil.

Agora com o anúncio da morte de Alexis, novas informações surgiram para que os detetives por trás do caso entendam o que motivou o assassinato da vítima. Um dos episódios que veio à tona é o suposto envolvimento da jovem com um esquema de pirâmide fraudulento, já noticiado em 2019 pelo jornal britânico The Guardian.

O centro do esquema seria o Monat — grupo para o qual a influenciadora prestava consultoria — e que era alvo de várias acusações por parte de clientes. As queixas se referiam a problemas como queda de cabelo e irritações na pele provocadas por produtos.

Alexis Sharkey - Reprodução / Instaagram - Reprodução / Instaagram
Alexis Sharkey, influenciadora que foi encontrada morta nos EUA
Imagem: Reprodução / Instaagram

Além disso, o grupo também é alvo desde 2015 de uma investigação em curso pela USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e também está sob os olhos da organização particular Better Business Bureau.

No último mês de setembro a Monat assinou um acordo com o procurador-geral do estado da Flórida garantindo que devolveria US$ 80 mil (cerca de R$ 400 mil) a clientes insatisfeitos. Outra cláusula dizia que a empresa pararia com a prática de "vendas enganosas".

No último dia 28 de novembro, o corpo de Alexis foi localizado sem roupa, na beira de uma estrada próxima à cidade de Houston. Familiares da blogueira tinham notificado o desaparecimento da moça, que teria marcado de assistir a um filme com amigos, quando ficou incomunicável.

O caso de Alexis ainda está sendo investigado por representantes do Departamento de Polícia da cidade de Houston. A causa da morte, que será determinada por uma autópsia, ainda não foi divulgada.