Topo

Atriz critica infantilização de mulheres com nanismo: 'Usamos fio dental'

A atriz Juliana Caldas, de "O Outro Lado do Paraíso" - Manuela Scarpa/Brazil News
A atriz Juliana Caldas, de 'O Outro Lado do Paraíso' Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Do UOL, em São Paulo

15/12/2020 09h20

Juliana Caldas, a atriz com nanismo que se destacou em 2017 na novela "O Outro Lado do Paraíso", criticou a forma como o mercado da moda, especialmente, "infantiliza" as mulheres com a mesma condição que ela.

"Nunca houve uma propaganda de uma mulher com nanismo usando uma lingerie. A gente usa sutiã, sutiã com bojo, fio dental, tudo. Temos corpos de mulheres: peito, bunda, e muita bunda", disse à coluna de Patrícia Kogut.

Para conscientizar o público sobre essa e outras questões das pessoas com nanismo, ela criou uma palestra, com a qual pretende viajar o país depois da pandemia.

"Conto os desafios da minha vida, como foi crescer na família que cresci, como enfrentei este mundo cruel. Tive a sorte de ter pessoas do meu lado que me incentivaram a nunca desistir", explicou.

"É importante empoderar não só os deficientes, mas também pessoas que estão desencorajadas por algum motivo", completou.

Ela também falou da vida amorosa, meio "parada" por causa da pandemia: "Antes, eu já estava 'de boa' em relação a isso. A gente precisa de uma vacina. O que me deixa para baixo de vez em quando é não poder ir encontrar os amigos".