Topo

Ator negro de 'Insecure' é agredido por policial na Colômbia; veja o vídeo

Kendrick Sampson postou vídeo em que leva soco de um policial - Reprodução/Instagram
Kendrick Sampson postou vídeo em que leva soco de um policial Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em Santos

17/12/2020 06h01

O norte-americano Kendrick Sampson, ativista negro e ator de séries como "Insecure", "The Vampire Diaries" e "The Flash", denunciou ontem uma agressão que sofreu de policiais na Colômbia. Em vídeo publicado em suas redes sociais, ele mostra o momento em que leva um soco no rosto e tem uma arma apontada para ele.

"Cartagena é incrível, mas esta é a sexta vez que fui parado em cinco dias. Isso acontece frequentemente com os negros colombianos, escreveu Sampson ao postar o vídeo no Instagram.

Kendrick Sampson, ator de séries como 'Insecure' e 'The Vampire Diaries' - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

"Disseram que parar é um procedimento, mas o que não é é eles revistarem minha roupa de baixo de forma agressiva, baterem no meu braço cinco vezes, me darem um soco na mandíbula, apontarem uma arma para mim e me arrastarem pelas ruas. Não resisti a nenhum procedimento legal. Obrigado por postar, Natalia Reyes, e me judar a lidar com isso. E obrigado à pessoa que gravou isso", disse, ao publicar as imagens.

O comandante da polícia metropolitana de Cartagena Henry Sanabria Cely, por sua vez, diz que a agressão aconteceu "de forma legítima". Ele afirma que Sampson teria resistido à busca e tentado pegar algo em uma bolsa.

Ainda de acordo com o comandante, ele estava na companhia de um homem que traficava drogas.

"Os policiais indicaram que o outro homem é traficante e, quando os policiais estavam passando, o estrangeiro cobriu a bolsa, o que os levou a pensar que portavam drogas. Depois, ao tentarem revistar o estrangeiro (Sampson), ele se recusou, afirmando que não deixava a polícia tocá-lo".

Sampson militou ativamente nos protestos do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). Ele disse, à época, que também sofreu violência policial em uma das manifestações.