Influenciadora que admitiu postar fotos distorcidas sai da prisão no Irã
A influenciadora Sahar Tabar, de 19 anos, que ficou mais conhecida por postar fotos distorcidas nas redes sociais, saiu da prisão hoje após pagar fiança e deu uma entrevista para uma agência de notícias locais. As informações são da Fox News.
Ela tinha sido condenada semana passada a 10 anos de prisão por corrupção de jovens e desrespeito à República Islâmica, mas estava presa desde o final de 2019.
A jovem alcançou o estrelato por postar selfies assustadores online, alegando ter feito "50 cirurgias" para se parecer com a atriz Angelina Jolie. Mais tarde, ela admitiu que tudo não passava de maquiagem e edição digital.
Hoje, a jornalista e ativista dos direitos das mulheres Masih Alinejad escreveu no Twitter que Tabar foi libertada sob fiança, compartilhando um vídeo de uma reportagem local.
"Hoje, a adolescente iraniana que postou imagens fortemente distorcidas de si mesma na internet e foi condenada a 10 anos foi libertada após massiva pressão da mídia", escreveu Alinejad.
Em uma live, Alinejad já havia chamado a própria atriz Angelina Jolie para ajudar a libertar Tabar, alegando que a mãe da jovem "chorava todos os dias" para que sua filha fosse libertada.
"A República Islâmica tem uma história de atormentar as mulheres", acusou o jornalista. "Precisamos nos unir contra esse apartheid de gênero."
A Justiça iraniana indicou, em relatório, descreveu Tabar como "uma vítima com personalidade e estado mental anormais" que buscou "vulgaridade" nas redes sociais.
Segundo o Guardian, a jovem — cujo nome verdadeiro é Fatemeh Khishvand — chegou a ter quase 500 mil seguidores no Instagram por conta de seu visual, mostrando sua transformação desde 2017. A TV estatal iraniana transmitiu sua confissão no final de outubro do ano passado.
No entanto, os seguidores logo suspeitaram que o visual da adolescente era o resultado de maquiagem pesada, próteses e tratamento digital — com muitos usuários apontando para suas imagens de fundo distorcidas como prova.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.