Topo

Influenciadora que admitiu postar fotos distorcidas sai da prisão no Irã

A influenciadora iraniana Sahar Tabar saiu da prisão - Reprodução
A influenciadora iraniana Sahar Tabar saiu da prisão Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/12/2020 16h39

A influenciadora Sahar Tabar, de 19 anos, que ficou mais conhecida por postar fotos distorcidas nas redes sociais, saiu da prisão hoje após pagar fiança e deu uma entrevista para uma agência de notícias locais. As informações são da Fox News.

Ela tinha sido condenada semana passada a 10 anos de prisão por corrupção de jovens e desrespeito à República Islâmica, mas estava presa desde o final de 2019.

A jovem alcançou o estrelato por postar selfies assustadores online, alegando ter feito "50 cirurgias" para se parecer com a atriz Angelina Jolie. Mais tarde, ela admitiu que tudo não passava de maquiagem e edição digital.

Hoje, a jornalista e ativista dos direitos das mulheres Masih Alinejad escreveu no Twitter que Tabar foi libertada sob fiança, compartilhando um vídeo de uma reportagem local.

"Hoje, a adolescente iraniana que postou imagens fortemente distorcidas de si mesma na internet e foi condenada a 10 anos foi libertada após massiva pressão da mídia", escreveu Alinejad.

Em uma live, Alinejad já havia chamado a própria atriz Angelina Jolie para ajudar a libertar Tabar, alegando que a mãe da jovem "chorava todos os dias" para que sua filha fosse libertada.

"A República Islâmica tem uma história de atormentar as mulheres", acusou o jornalista. "Precisamos nos unir contra esse apartheid de gênero."

A influenciadora Sahar Tabar em post no Instagram - Reprodução - Reprodução
A influenciadora Sahar Tabar em post no Instagram
Imagem: Reprodução

A Justiça iraniana indicou, em relatório, descreveu Tabar como "uma vítima com personalidade e estado mental anormais" que buscou "vulgaridade" nas redes sociais.

Segundo o Guardian, a jovem — cujo nome verdadeiro é Fatemeh Khishvand — chegou a ter quase 500 mil seguidores no Instagram por conta de seu visual, mostrando sua transformação desde 2017. A TV estatal iraniana transmitiu sua confissão no final de outubro do ano passado.

No entanto, os seguidores logo suspeitaram que o visual da adolescente era o resultado de maquiagem pesada, próteses e tratamento digital — com muitos usuários apontando para suas imagens de fundo distorcidas como prova.