Topo

Felipe Neto desabafa após críticas envolvendo irmão: 'Sim, sou seletivo'

Felipe Neto desabafa nas redes sociais - Reprodução/Instagram
Felipe Neto desabafa nas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

28/12/2020 06h44Atualizada em 28/12/2020 13h53

Felipe Neto postou um longo desabafo nas redes sociais na madrugada de hoje, refletindo sobre as recentes críticas que recebeu por condenar a festa organizada por Carlinhos Maia e não o show realizado por seu irmão, Luccas Neto, quando ambas as situações configurariam desrespeito às prevenções contra o coronavírus.

Eu não sou fiscal da virtude. Não sou detentor dos preceitos da moralidade. E, principalmente, eu não sou seu cobrador oficial dos erros alheios. Por que digo isso? Porque todas as vezes em que me manifesto em cobrança a alguma atitude errada de alguém, sou imediatamente metralhado por cobranças de: 'Fala disso aqui também, olha aqui, posta sobre isso também, tu é seletivo?'. Sim, eu sou seletivo. Todo mundo é."
Felipe Neto nas redes

Felipe seguiu explicando que não pode "ficar 24 horas por dia fiscalizando todo erro cometido por todo ser humano desse país".

"Quando você posta sobre uma morte e não posta sobre todas as outras mortes, você está sendo seletivo. E isso é normal. Na insanidade do mau caratismo em que estamos vivendo, é óbvio que eu vou apontar para os mais sem caráter."

Conflito dos irmãos

Os irmãos Luccas e Felipe Neto - reprodução/Instagram - reprodução/Instagram
Os irmãos Luccas e Felipe Neto
Imagem: reprodução/Instagram

Quando postou a sua crítica a Carlinhos Maia e recebeu respostas sobre o show realizado pelo irmão, Felipe disse que achava errado o que ele fez.

"Eu não sou o meu irmão. Fiquei sabendo agora e estou falando com ele. Mas uma diferença: o público foi impedido de se aglomerar, máscara foi obrigatória e distanciamento de 3 metros. Nenhum caso de contaminação. Mesmo assim, sou contra", se defendeu na ocasião.

Já Luccas respondeu à polêmica em stories publicados no Instagram. "Os protocolos [do show] foram criados por especialista para manter a segurança de todos. (...) Máscara é obrigatório, mas não é apenas isso. Um projeto chega a ter seu orçamento triplicado por conta dos protocolos", escreveu.

Ele disse, ainda, que evitará polêmicas e não criticará ninguém. "É uma fase muito difícil para todo mundo e acho que primeiro temos de entender o lado do outro", explicou.

Papel de influenciador

No início do seu texto, Felipe relacionou as críticas que recebe ao seu papel como crítico do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), dizendo que nunca esperou ser "alicerçado a uma posição de destaque", ainda mais sem a qualificação necessária para "liderar coisa alguma no ambiente sociopolítico".

"Eu só queria ser mais um nessa luta, mas virei o alvo principal pelo medo e acovardamento de muitos dos meus colegas", escreveu.

Falarei do que achar que merece ser falado. E isso já é muito mais do que sua postura de passar pano e ficar gritando: 'Hipocrisia! Hipocrisia! Hipocrisia!' - esse é o grito dos fracos, dos covardes que se calam completamente perante a desumanidade, acusando e condenando qualquer um que tente lutar pela preservação da nossa mínima dignidade."
Felipe Neto