Topo

Corpo de vice miss filipina passa por 2ª autópsia, desta vez 'confidencial'

A vice miss filipina e comissária de bordo Christine Dacera - Reprodução
A vice miss filipina e comissária de bordo Christine Dacera Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/01/2021 09h48

O corpo de Christine Dacera, 23, que morreu após ser encontrada desacordada em uma banheira de um quarto de hotel na Filipinas, passou por uma segunda autópsia antes de ser levado para sua cidade natal de General Santos. Uma amiga da família, Marichi Ramos, confirmou a informação para a emissora filipina ABS-CBN.

Entretanto, ela informou que os resultados desta autópsia serão confidências. Uma investigação preliminar da morte está marcada para ter início no dia 13 de janeiro.

"A família decidiu deixar que a polícia faça investigações futura. Embora haja uma série de testemunhas aparecendo, e desde o começo houve muitas irregularidades e inconsistências", afirmou Marichi.

A primeira autópsia constatou que a morte foi provocada por um aneurisma e não identificou a presença de fluidos no corpo, em contradição com o chefe de polícia da cidade de Makati, o coronel Harold Depositar, que disse que havia sêmen na genitália da vítima.

O caso

Christine Dacera foi encontrada desacordada na banheira de um quarto do hotel City Garden nas Filipinas. Os amigos da comissária de bordo, que foi a vice-campeã do concurso Miss Silka Davao em 2017, a levaram ao hospital, onde a jovem foi declarada morta. A polícia suspeita que Christine tenha sido vítima de um estupro coletivo na virada do ano. Segundo a polícia, três dos suspeitos se diziam amigos da vítima.

A polícia local informou que acusou 12 homens provisoriamente por estupro e homicídio de Christine. A acusação aponta que os suspeitos estavam em quartos adjacentes ao da aeromoça no momento da morte dela. O general Debold Sinas explicou que a polícia segue fazendo diligências para prender os foragidos. Nesta quarta-feira (6), três suspeitos foram soltos por uma ordem da promotoria de Makati, que alegou falta de provas.

Família contesta causa da morte

Christine ao lado de jurados com a faixa de 1º runner-up (primeira vice-campeã, em português) do concurso Miss Silka Davao 2017 - Reprodução/Facebook/Miss Silka Davao 2017 - Reprodução/Facebook/Miss Silka Davao 2017
Christine ao lado de jurados com a faixa de 1º runner-up (primeira vice-campeã, em português) do concurso Miss Silka Davao 2017
Imagem: Reprodução/Facebook/Miss Silka Davao 2017

A família de Christine disse que acredita que mais sete indivíduos podem estar envolvidos na morte da aeromoça, que trabalhava na companhia aérea Philippines Airlines, e ainda contestam o resultado da autópsia que aponta aneurisma como a causa da morte da jovem.

"Há pelo menos sete suspeitos não identificados que precisam ser presos, investigados e, se for o caso, devem ser processados", disse Brick Reyes, porta-voz da família de Christine. Brick apontou que esses sete homens também estavam em um quarto próximo ao da vítima. Além disso, o porta-voz contou que a família está cogitando entrar com uma ação contra o hotel.