Topo

Natuza Nery chora ao comentar situação de Manaus na GloboNews

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/01/2021 18h55

Natuza Nery caiu no choro ao falar sobre a situação em Manaus, no Amazonas durante o "Edição das 18h", no GloboNews. A jornalista não segurou as lágrimas após rever os comentários do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o colapso do sistema de saúde e, em seguida, criticou a declaração do político.

"Desculpa Aline, estou tão destruída mesmo que não dei boa noite. Preciso respirar", disse chorando.

"É duro Natuza", respondeu Aline Midlej. "É uma realidade tão brutal, tão surreal, que a gente precisa de um tempo para entender que isso está acontecendo no país, com pessoas como nós, brasileiros como nós. Então assim, todo o nosso amor para você e a nossa gratidão por sua sensibilidade. Porque faltou isso por parte das nossas autoridades."

Em seguida, Natuza se recompôs e teceu uma série de críticas ao governo federal.

Eu peço desculpa aos assinantes por ter me emocionado. Mas eu queria focar numa frase do presidente que ele diz assim 'a gente está sempre fazendo o que tem que fazer'. É curioso porque eu não achava que o Governo Federal tinha que voltar a tributação de cilindro. Não achei que o governo tinha que encorajar que as pessoas se aglomerassem, como reiteradamente foi feito durante todo esse período. Eu não achei que o Ministério da Saúde tinha que ficar ausente e gozar de uma incompetência sem tamanho durante todo esse período".

"Não achei que o Ministério da Saúde pudesse dizer de viva voz que é preciso que se recomende remédio que não tem comprovação científica. Eu não imaginei que o Ministério da Saúde tivesse que autorizar um protocolo para o uso da cloroquina, protocolo esse que inclusive acabou sendo responsável pela demissão de dois ministros da Saúde num primeiro momento no pico da pandemia lá atrás. Não achei que o governo tivesse que ser negacionista. Portanto eu achei que a declaração desse presidente é uma declaração falsa", concluiu a jornalista.

A cena comoveu diversos usuários das redes sociais que teceram uma série de comentários em apoio à Natuza Nery.

Na tarde de hoje, a jornalista Mariana Godoy também se comoveu com a situação na capital amazonense ao relembrar a morte do pai, em 2019. "As notícias recentes sobre Manaus mexeram muito comigo. Muito!", escreveu.

Diversos famosos estão se prontificando para enviar cilindros de oxigênio para Manaus. Whindersson Nunes, que iniciou uma campanha para que outros influenciadores mostrassem solidariedade à situação, tomou providências quanto ao transporte dos equipamentos hospitalares. Já o cantor Gusttavo Lima compartilhou uma imagem com dezenas de cilindros que está enviando para o Amazonas.