Topo

Ator de 'Salve-se Quem Puder' lembra crise de choro ao se revelar gay

Igor Cosso ainda lembrou reação da avó ao revelar namoro com Heron Leal  - Reprodução / Internet
Igor Cosso ainda lembrou reação da avó ao revelar namoro com Heron Leal Imagem: Reprodução / Internet

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/01/2021 08h48Atualizada em 26/01/2021 09h14

Em junho de 2020, Igor Cosso começava uma nova etapa em sua vida: ao postar fotos de dois homens se beijando em comemoração ao mês do orgulho LGBTQI+, o ator falava sobre homossexualidade pela primeira vez nas redes sociais.

Mas em meio ao apoio dos fãs à mensagem de tolerância, ele se surpreendeu com a resistência do preconceito, perdendo mais de mil seguidores no Instagram. A rejeição, segundo Igor, o motivou a ir ainda mais longe em suas declarações sobre o assunto, ao revelar seu namoro com Heron Leal.

"Isso me revoltou. E diferentemente de outras vezes em que eu engoli a indignação, dessa vez criei coragem e apenas postei a minha foto com o meu namorado, dizendo que era uma foto mais clara sobre o amor. Aquilo tomou uma proporção que eu jamais imaginaria", lembrou. Em meio às reações divididas, a maior memória de Igor foi o choro por finalmente se declarar publicamente gay.

"Em 24h, já tinha ganhado mais de 100 mil seguidores e palavras de carinho que jamais vou esquecer. Até da minha avó, que até então não sabia de mim. Tive uma crise de choro. Era de medo e de alívio. Tirei um peso das costas. Hoje me sinto bem mais livre pra ser quem eu sou", disse Igor em entrevista para a revista Mensch.

Prestes a voltar ao ar como o personagem Junior de "Salve-se Quem Puder", o ator confessa que temeu por seu futuro na televisão ao revelar a sua homossexualidade, mas menciona exemplos como o de Vitória Strada, sua colega na novela das sete, para acreditar na quebra de barreiras no audiovisual.

"Estamos no início de um movimento e eu sinceramente não sei se terá ou não grandes traumas pra mim. Acho que o tempo vai dizer. Quero contar histórias de todos os tipos de personagem, sem barreiras. Espero ter oportunidades pra mostrar que minha orientação sexual, nada atrapalha meu ofício de atuar... Acredito que por atitudes corajosas de atores maravilhosos dessa geração como a Nanda Costa, Jesuíta Barbosa e Vitoria Strada, a história vem sim sendo mudada. Fico muito honrado de fazer parte um pouquinho disso", concluiu.