Topo

Irmão de Juliette lamenta atitudes da casa: 'Massacram porque é vulnerável'

Juliette, do BBB 21 - Reprodução/Instagram
Juliette, do BBB 21 Imagem: Reprodução/Instagram

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

04/02/2021 04h00

Juliette despontou como uma das favoritas entre os inscritos do "BBB 21" logo na primeira semana de programa, quando entrou no programa já imunizada por escolha do público. A maquiadora e advogada paraibana já acumula 3 milhões de seguidores no Instagram, mais do que qualquer outro participante do grupo pipoca e mais até do que alguns do camarote!

Apesar do sucesso aqui fora, dentro da casa mais vigiada do Brasil, a sister está enfrentando um calvário. Foi um dos nomes mais citados como "canceladora" no jogo da discórdia e já virou alvo de piadas e críticas entre os outros participantes. Conversamos com Washington Feitoza, irmão de Juliette, sobre as dificuldades que ela está enfrentando.

Eles massacram a Juliette e o Lucas porque eles são os mais vulneráveis. Ela é muito inteligente, muito guerreira, muito justa. A gente não tem essa mania de apontar o dedo na cara do outro. Ela espera as consequências. Não quero julgar ninguém que está lá dentro, mas é complicado estar num lugar onde todo mundo tem uma mesma opinião contrária. Virou um maria-vai-com-as-outras.

Xenofobia

Uma discussão que dominou as redes sociais nos últimos dias foi a xenofobia contida em alguns comentários direcionados a Juliette. Participantes como Karol Conká ironizaram seu sotaque da Paraíba, enquanto outros, como Projota, reclamaram do tom de voz alto da advogada.

Washington conta que, assim como a irmã, já sofreu muitos episódios de xenofobia nos 14 anos em que vive no Rio de Janeiro.

"Quando eu cheguei ao Rio, escutava muita gente dizendo que 'paraíba' não é gente. Esse termo aqui é empregado para quem não está dentro dos moldes que as pessoas do Sul e Sudeste colocam como padrão, é colocado de forma pejorativa. Acham que é piada, mas irrita", explica.

fijd - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Juliette ultrapassa número de seguidores de Karol Conká
Imagem: Reprodução/Globoplay

Washington conta que Juliette sempre teve espírito de liderança e comandava as rodas de amigos. Isso explicaria, na visão dele, sua voz alta na hora de conversar com as pessoas. Mas ele nega uma suposta postura arrogante da sister perante a casa.

Ela é muito mais do que a bandeira da xenofobia. O que aconteceu com a Juliette foi a pressão de ver muita gente se juntando contra ela. A gente tem fama de puxar a peixeira para tudo, mas somos muito sentimento. Para quem só tem essa janela de visão da pessoa, pode julgar de maneira errada. Se coloquem no lugar dela.

Sonhos

Juliette passou pela maior provação de sua vida com a perda de sua irmã, Juliene, em 2009. Aos 17 anos, ela sofreu um AVC e foi Juliette que tomou a frente em todos os processos no hospital. "É muito dolorido para a nossa família. Foi como se a Juliette tivesse morrido junto", relembra Washington.

Mas a perseverança é uma das principais qualidades da advogada, de acordo com o irmão. Mesmo estudando em escola pública, ela conseguiu passar em terceiro lugar para estudar Direito em uma universidade pública. O "BBB" também era um sonho: antes de entrar neste ano, ela já tinha se inscrito cinco vezes.

Ela está passando por um momento difícil, mas acho que está se estabilizando. Mesmo que ela fale muito e incomode, ela não é canceladora. Por trás, falavam da Lumena, mas jogaram em cima dela. Mas ela não é de desistir.

Confusão com Fiuk

Logo nos primeiros dias de confinamento, Juliette virou meme nas redes sociais pelas brincadeiras que fazia, insinuando um interesse por Fiuk. O cantor não correspondeu às supostas investidas, mas Washington defende que tudo não passou de um mal-entendido.

Eu conheço minha irmã, ele não faz o tipo dela. Ela gosta de ideologia. Ela gosta daquele homem que não é criança, que tem opiniões formadas mesmo que sejam contrárias às dela. O Fiuk vai pela onda dos outros, é mimado, as opiniões dele não são baseadas em coisas que ela admira. Depois, ele ainda julgou a profissão dela, achei ridículo.

jufiu - Reprodução/GloboPlay - Reprodução/GloboPlay
BBB: Fãs shippam Fiuk e Juliette
Imagem: Reprodução/GloboPlay

Com grande parte da casa voltada contra ela, Washington espera que Juliette consiga se aproximar mais de pessoas como Lucas e Sarah, que demonstraram abertura para a sister lá dentro. E se tudo mudar? Medo que Juliette seja cancelada pelo público?

Washington não se preocupa.

Apesar de a Juliette concordar que o Lucas errou muito, ela sempre olha para o lado da minoria. Não concorda com ele, mas não deixa de perdoar. Ela é muito centrada, o que a tirou do prumo foi a pressão de muita gente. Ninguém em nenhum momento sentou para perguntar por que ela fala alto. Eu não vejo motivo para que ela seja cancelada.