Lumena pra Viih: 'Você não me conhece pra dizer que tive postura militante'
No início da noite de hoje no "BBB 21" (TV Globo), Lumena chamou Viih Tube pra conversar. A DJ e psicóloga disse que ficou incomodada com comentários da youtuber no "pós" jogo da discórdia:
Você definir a minha postura como militância, e ainda atribuindo uma característica, militou errado (...) O que você considerou que foi uma militância?
Viih respondeu: "A própria Karol assumiu que foi algo da cabeça dela...de fato foi algo que surgiu de um boato"...a influenciadora fez uma pausa e continuou dizendo que ia ser sincera então, e que achou que Lumena foi hipócrita com ela de não ouvir o lado de Carla Diaz na briga com Karol, e falar sobre questões raciais. A DJ não gostou e rebateu:
Falar sobre questão racial não é militância. Se eu quisesse fazer militância eu não estaria no BBB (...) Você não me conhece pra dizer que tive postura militante (...) Você reduziu a situação a militância.
A sister explicou que entendeu o ponto que Lumena trouxe para o debate e disse que conversou com Camilla e com outros confinados: "E elas falaram, 'para mim não teve questão racial naquela parte, foi uma questão de um boato mesmo e naquele momento foi a Carla que sofreu o boato". Em seguida, a youtuber pediu desculpas se falou algo errado, mas tentou explicar seu lado: "Foi uma questão de caráter da Karol, Lumena. E não racial",
Viih Tube relembrou uma fala da DJ com ela: "Você só está ouvindo a palavra da pessoa branca e não está ouvindo a Karol'. Só que ao mesmo tempo, você não tinha ouvido a Carla, tinha ouvido só a Karol". Mostrando que a sister também só tida tomado conhecimento de um lado da história. Lumena manteve seu discurso:
Você não sabe o que é militância. Militância é sobre pautas coletiva. Evite usar a palavra militância, porque isso aqui não é militância, é sobre pessoa.
O que rolou
Ontem, Lumena usou o jogo da discórdia para levantar a questão do racismo estrutural. Tiago Leifert pediu que os participantes da casa apontassem quem dos colegas era influenciador e quem era influenciável. A psicóloga começou falando sobre sua admiração por Karol Conká, quem ela apontou como influenciadora. "Karol como influenciadora e eu como influenciável. Por mais que estão tentando reduzir a experiência de Karol Conká a um ato específico, ela é uma das maiores influenciadoras de jornadas artísticas potencializadoras e de não silenciamento. Consegue reivindicar seus lugares de fala, falar sobre suas dores, falar sobre suas questões de insegurança expor suas sombras, suas vulnerabilidades em rede nacional. Isso para mim é um ato de coragem, é um convite para mulheres negras entenderem a importância de não silenciar quando dói, quando existe insegurança, preterimento."
Lumena se referia ao envolvimento de Karol e Arcrebiano. Na visão dela, a cantora foi usada por ele, que teria formado um casal apenas para tentar se fortalecer na casa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.