Topo

Lumena pra Viih: 'Você não me conhece pra dizer que tive postura militante'

BBB 21: Viih Tube e Lumena conversam na área externa - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Viih Tube e Lumena conversam na área externa Imagem: Reprodução/ Globoplay

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/02/2021 19h57

No início da noite de hoje no "BBB 21" (TV Globo), Lumena chamou Viih Tube pra conversar. A DJ e psicóloga disse que ficou incomodada com comentários da youtuber no "pós" jogo da discórdia:

Você definir a minha postura como militância, e ainda atribuindo uma característica, militou errado (...) O que você considerou que foi uma militância?

Viih respondeu: "A própria Karol assumiu que foi algo da cabeça dela...de fato foi algo que surgiu de um boato"...a influenciadora fez uma pausa e continuou dizendo que ia ser sincera então, e que achou que Lumena foi hipócrita com ela de não ouvir o lado de Carla Diaz na briga com Karol, e falar sobre questões raciais. A DJ não gostou e rebateu:

Falar sobre questão racial não é militância. Se eu quisesse fazer militância eu não estaria no BBB (...) Você não me conhece pra dizer que tive postura militante (...) Você reduziu a situação a militância.

A sister explicou que entendeu o ponto que Lumena trouxe para o debate e disse que conversou com Camilla e com outros confinados: "E elas falaram, 'para mim não teve questão racial naquela parte, foi uma questão de um boato mesmo e naquele momento foi a Carla que sofreu o boato". Em seguida, a youtuber pediu desculpas se falou algo errado, mas tentou explicar seu lado: "Foi uma questão de caráter da Karol, Lumena. E não racial",

Viih Tube relembrou uma fala da DJ com ela: "Você só está ouvindo a palavra da pessoa branca e não está ouvindo a Karol'. Só que ao mesmo tempo, você não tinha ouvido a Carla, tinha ouvido só a Karol". Mostrando que a sister também só tida tomado conhecimento de um lado da história. Lumena manteve seu discurso:

Você não sabe o que é militância. Militância é sobre pautas coletiva. Evite usar a palavra militância, porque isso aqui não é militância, é sobre pessoa.

O que rolou

Ontem, Lumena usou o jogo da discórdia para levantar a questão do racismo estrutural. Tiago Leifert pediu que os participantes da casa apontassem quem dos colegas era influenciador e quem era influenciável. A psicóloga começou falando sobre sua admiração por Karol Conká, quem ela apontou como influenciadora. "Karol como influenciadora e eu como influenciável. Por mais que estão tentando reduzir a experiência de Karol Conká a um ato específico, ela é uma das maiores influenciadoras de jornadas artísticas potencializadoras e de não silenciamento. Consegue reivindicar seus lugares de fala, falar sobre suas dores, falar sobre suas questões de insegurança expor suas sombras, suas vulnerabilidades em rede nacional. Isso para mim é um ato de coragem, é um convite para mulheres negras entenderem a importância de não silenciar quando dói, quando existe insegurança, preterimento."

Lumena se referia ao envolvimento de Karol e Arcrebiano. Na visão dela, a cantora foi usada por ele, que teria formado um casal apenas para tentar se fortalecer na casa.

Quem deve ser eliminado do 'BBB 21'?

Enquete encerrada

Total de 225228 votos
77,45%
Globo/João Cotta
13,11%
Globo/João Cotta
9,45%
Globo/João Cotta
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto