Topo

Galã nos anos 90, Luka Ribeiro diz que sofria 'racismo velado' em testes

Luka Ribeiro, hoje com 49 anos, foi galã em novelas como "Malhação" e "Meu Bem Querer"  - Reprodução/Instagram
Luka Ribeiro, hoje com 49 anos, foi galã em novelas como 'Malhação' e 'Meu Bem Querer' Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

27/02/2021 15h41

Luka Ribeiro, 49 anos, ator que fez muito personagem bonitão nos anos 90, se diz "negro com orgulho". No entanto, afirma que sofreu muito "racismo velado" em testes, uma vez que, para alguns, é considerado negro e, para outros, é considerado branco.

O artista, que esteve em novelas como "Malhação", "Meu Bem Querer" e "Suave Veneno", diz que sofria preconceito quando procurava trabalho.

"Procurava oportunidades que indicavam que precisavam de atores negros. Eu assinalava negro nas fichas cadastrais e me diziam: 'Negro? Você não é negro. Você é, no máximo, moreno'. E o contrário também acontecia", disse, em entrevista à Quem.

"Às vezes, me candidatava a determinado papel ou publicidade e escutava: 'Poxa, não tem como você fazer o teste porque precisamos de um ator branco'. Durante algum tempo as pessoas não sabiam o que eu era."

Ainda assim, ele afirma que "sempre soube o que é". "Sou negro com muito orgulho. Sou de uma família negra e para mim isso nunca foi uma dúvida. Nos trabalhos, era. Muitas vezes, eu me questionava", afirmou o ator, que avalia que a questão do racismo "melhorou muito" na última década.

Atualmente, Luka é casado com Ane Andrade e é pai de Valentina, 12 anos. Ele afirma que, apesar do cotidiano pesado para todos com a pandemia, a família não teve brigas durante o isolamento.

"Crise não teve. Pequenas rusgas e aborrecimentos aconteceram, mas de forma madura, reflexo de estar o tempo todo juntos, confinados", disse.

Ele afirma que, como pai de uma pré-adolescente, se considera um homem "divertido e alegre, mas que sabe colocar limites". "O maior desafio é me transformar com as mudanças que existem neste mundo moderno. O jeito como fui criado é muito diferente do atual".