Topo

Príncipe Harry: racismo foi um principais motivos para deixar o Reino Unido

Harry explicou o rompimento em entrevista a Oprah Winfrey - Reprodução
Harry explicou o rompimento em entrevista a Oprah Winfrey Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/03/2021 10h24

Príncipe Harry afirmou que o racismo foi "grande parte" do motivo pelo qual ele e Meghan Markle deixaram o Reino Unido em 2020. A afirmação ocorreu em um trecho inédito divulgado hoje pela CBS da polêmica entrevista de Oprah Winfrey, que foi ao ar na noite de ontem.

Na conversa, Oprah pergunta se o casal deixou o Reino Unido por causa do racismo do país em relação a Meghan e Harry responde: "Foi uma grande parte disso."

O Duque de Sussex ainda contou uma história sobre uma conversa que teve em um jantar privado em janeiro de 2020 em Londres para apoiadores do Sentebale, ONG que fundou em abril de 2006. De acordo com Harry, uma pessoa naquele jantar disse a ele que "o Reino Unido é fanático ".

Na ocasião, Harry teria discordado totalmente da afirmação do colega, que, segundo ele, estava era uma pessoa envolvida com a imprensa. "A imprensa é fanática, não o Reino Unido", respondeu o Duque de Sussex.

Harry ainda afirmou que "se a fonte de informação é completamente corrupta - ou racista", isso poderia atingir as mentes da população do Reino Unido. Ele também defendeu que o Reino Unido, não era uma nação racista - mas que a mídia estava espalhando o racismo por todo o país.

Durante a entrevista, exibida na noite de ontem, Meghan Markle contou que a Família Real discutiu a cor de pele de seu filho Archie enquanto ela estava grávida.

"Houve várias preocupações e conversas sobre o quão escura seria a pele dele quando nascesse", contou Meghan. "A família teve essas conversas com Harry, que foram então relatadas a mim."

Meghan é negra e seu marido, Harry, assim como toda a família britânica, é branca.

Além da acusação de racismo, a Duquesa de Sussex ainda revelou que pensou em tirar a própria vida após virar alvo da nobreza britânica. Ela afirmou ter sido alvo de uma "campanha de desprestígio" da Família Real que a levou a pensar em suicídio, enquanto Harry declarou estar "realmente decepcionado" com a falta de apoio do pai, o príncipe Charles.