Repórter da Globo diz que comeu em albergue e saiu da faculdade por dívida
A repórter e apresentadora da Globo Valéria Almeida se emocionou no "Encontro" hoje ao relembrar sua trajetória para conquistar o diploma de jornalismo. Atualmente no "É De Casa", a apresentadora afirmou que a jornada em busca do certificado foi repleta de dificuldades, mas que ela se sente inspirada a contar a história para que outras pessoas enxerguem o ensino superior como algo possível.
"Quando a gente está em um posto como o que eu ocupo hoje, parece que a gente já nasceu assim. Eu perdi a minha mãe quando eu tinha 10 anos e o meu pai tinha 34 anos e não conseguiu se estruturar e ficar com a gente. Eu fui criada pelos meus avós maternos e eles não tiveram condições de estudar. A minha avó já adulta estudou até a quarta série e ela falava para mim: 'Filha, eu estudei só até o Mobral então presta atenção na escola porque quando você tiver aquelas contas muito grandes eu não vou conseguir te ajudar", contou a jornalista.
O MOBRAL foi um órgão do governo brasileiro que tinha como o objetivo a alfabetização de pessoas adultas entre 1971 e 1985.
"E quando a minha mãe morreu eu já estava na quarta série então a partir daquele ano eu estava amparada pela minha família, mas eu sabia que era uma luta que eu precisaria traçar de uma forma muito solitária. Eu voltava para casa e estudava ensinando a minha avó. E a minha avó dizia que se eu quisesse ser livre de verdade eu tinha que estudar."
Valéria contou que conseguiu conquistar o ensino superior, mas que se manter no curso da faculdade foi bastante desafiador.
"Passei muito tempo desempregada, acumulei muita dívida com a faculdade. Eu ia para a faculdade com a passagem que os meus professores davam, eu comia em um albergue com pessoas em situações de rua e não contava para a minha avó porque eu fazia com que ela acreditasse que eu estava dando conta, porque não queria que ela tivesse preocupação."
Valéria ainda disse ter enfrentado problemas para concluir o curso, após ter que desistir da faculdade pelo acúmulo de dívidas. "Eu cheguei no último ano da faculdade e fui convidada a me retirar porque eu tinha uma dívida muito grande. Faltavam seis meses para me formar. E aí eu sai trabalhei, fiz faxina e voltei e paguei a minha dívida."
A jornalista afirmou que sempre deu muito valor ao estudo e que recebeu o apoio de sua família nesta trajetória. Segundo ela, seus pais chegaram a economizar na sua infância para conseguir comprar uma escrivaninha para os seus estudos.
Valéria Almeida ainda afirmou que Fátima Bernardes e Gloria Maria foram duas das suas grandes referências para perseguir o sonho de ser jornalista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.