Topo

Maju Coutinho diz que fala sobre lockdown foi no improviso e pede desculpa

Maju Coutinho se desculpou e explicou sua fala sobre lockdown - Reprodução/TV Globo
Maju Coutinho se desculpou e explicou sua fala sobre lockdown Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

18/03/2021 13h51

A apresentadora Maju Coutinho se desculpou hoje por um comentário sobre lockdown feito anteontem do Jornal Hoje que gerou polêmica.

Na edição de hoje, a jornalista disse que faltou complemento em sua fala quando disse "o choro é livre" a respeito da necessidade de lockdown no momento mais severo da pandemia da covid-19 no Brasil.

"Ontem, para reforçar a necessidade do isolamento social, eu usei no improviso uma expressão infeliz que precisa de um complemento para deixar bem claro o que queria dizer", afirmou. "Eu reitero hoje aqui esse desejo, me desculpo pela expressão que usei anteontem e vemos nessa, bola pra frente."

Maju explicou que as medidas restritivas adotadas para tentar conter a escalada de casos e mortes por coronavírus são necessárias, ainda que afetem pequenos e médios empresários.

"Eu quis dizer que por mais que sejam amargas as medidas de isolamento, são necessárias para evitar o colapso do sistema de saúde, mas eu também entendo perfeitamente a dor dos pequenos e médios empresários que têm que manter os negócios fechados", reforçou.

Maju é um dos assuntos mais comentados do Twitter desde ontem. Hoje, após o pedido de desculpas, usuários da rede social comentaram a fala:

Wallace Carvalho criticou o fato de Maju precisar pedir desculpas, já que, na visão dele, "o choro é livre" foi direcionado a negacionistas.

Outro usuário apontou má vontade e pouco caso no pedido de desculpas de Maju.

André Lacerda, por sua vez, parabenizou Maju por ter reconhecido seu erro e pedido desculpas ao vivo.

Relembre o caso

Maju Coutinho foi criticada nas redes sociais por uma declaração feita na edição de anteontem do Jornal Hoje. Ao comentar as restrições sanitárias contra a covid-19, a jornalista afirmou:

Os especialistas são unânimes em dizer que essas são medidas indispensáveis agora para conter a circulação do vírus. O choro é livre, não dá para a gente reclamar, é isso que tem.

Para os críticos, a fala foi insensível com quem passa por dificuldades econômicas em decorrência da pandemia.

Na abertura da edição de hoje de Os Donos da Bola, o apresentador Neto rebateu a Maju, pregando respeito a opiniões diferentes e cobrando um pedido de desculpa da jornalista — a quem ele elogiou.

"A gente tem que respeitar quem está trabalhando (na pandemia) também. Quem precisa trabalhar para sobreviver, a gente tem que ter respeito, independentemente de onde a gente vai ou de onde a gente vive ou do dinheiro que a gente tem. E isso é recado para a menina que chama Maju, lá da Globo. É para você", disse Neto.

"Maju Coutinho escancara todo seu desprezo e indiferença com os pais de família mais humildes que nem sequer conseguem colocar comida na mesa de seus filhos com sua frase 'o choro é livre'", escreveu Cesar Andrade, um dos que criticaram a fala de Maju no Twitter.