Topo

Gugu planejava Natal em família no último áudio enviado para filha

João Augusto e as gêmeas Marina e Sofia, filhos de Gugu Liberato - Divulgação / Antonio Chahestian / Record TV
João Augusto e as gêmeas Marina e Sofia, filhos de Gugu Liberato Imagem: Divulgação / Antonio Chahestian / Record TV

Do UOL, em São Paulo

07/04/2021 14h40

João Augusto, Marina e Sofia, filhos de Gugu Liberato, falaram juntos pela primeira vez desde a morte do apresentador. Durante a entrevista ao programa "A Noite É Nossa", da Record TV, Sofia mostrou o último áudio enviado pelo pai.

Eu estou morrendo de saudade, amanhã se Deus quiser vou dar um abraço bem apertado em você. No Natal, quero todo mundo junto aqui na casa do papai.

Foram exibidos registros que Gugu fez da infância dos três filhos, além de depoimentos de amigos e colegas de trabalho do apresentador, como o piloto de helicóptero Hamilton Alves e a assistente de palco Alessandra Scatena.

João, que está com 19 anos, afirma que ficou chocado quando recebeu a notícia da morte do pai. Ele destaca que o carinho dos brasileiros com o apresentador foi fundamental para a superação do momento de luto.

Fiz questão de ajudar a carregar o caixão e levar o corpo. Era uma pessoa muito generosa, humilde, especial para mim. Eu tinha que fazer parte deste momento. Eu vi as pessoas na rua gritando o nome dele. Vendo tudo aquilo, mostrou o quanto eles amavam o meu pai.

Os filhos também citaram uma viagem inesquecível com o pai. Em 2019, a família esteve em Portugal e festejou o aniversário de 90 anos de Maria do Céu Moraes, mãe de Gugu. Sofia Liberato, de 17 anos, comentou sobre os planos para o futuro.

Eu quero fazer algo com cinema, o que é muito relacionado com o meu pai. Queria ser diretora. Pensei, no futuro, em fazer um filme para homenagear ele, contando sua história.

O programa também lembrou de quadros apresentados por Gugu na televisão. Na sequência, os filhos mostraram fotos, vídeos antigos e presentes dados pelo pai que são guardados como recordações.

Gugu Liberato completaria 62 anos no próximo sábado (10) e os filhos comentaram sobre o que pretendem fazer para lembrarem do pai. "Não pensamos, mas queremos jantar no restaurante japonês que sempre íamos".

Lembranças de Gugu como pai

"Ele usava óculos e um boné para [sair e] passar mais tempo com a gente sem que alguém o reconhecesse", revelou o primogênito. "Aqui, ele andava de bicicleta, fazia caminhada e até ia ao mercado de vez em quando porque lá [no Brasil] ele não podia", completou.

João Augusto ainda contou que tem vontade de seguir os passos do pai: "Eu também tenho esse desejo de, no futuro, fazer o que ele fazia. Eu via meu pai entrando no palco e meu coração ia a mil. Adorava estar ali e ver ele apresentando". Na mesma linha, Marina disse que pensa em fazer um filme para celebrar o legado do apresentador.

Apesar do filho mais velho ser apontado como o mais parecido com Gugu, as gêmeas também se dizem orgulhosas de perceberem semelhanças entre elas e o pai.

"Todo mundo fala que eu pareço muito com ele na maneira de falar. E eu sinto que quando faço Stories [nas redes sociais] as pessoas reconhecem ele", disse Marina.

"Eu acho que a minha fisionomia não é muito parecida, mas eu sei que o nosso pé é igual. É tipo uma cópia e ele sempre falava que o meu pé era a miniatura do pé dele", brincou Sofia.

Saudades do pai

As memórias boas prevalecem, mas os jovens ainda sofrem com a perda.

"Tem vez que acontece alguma coisa e eu quero muito contar para ele, mas não dá. Se ele estivesse vivo, estaria acompanhando toda essa minha jornada na faculdade, ele ia ver eu ter filhos no futuro. E eu não tenho mais isso. Então, isso dói", disse João durante a entrevista.

Marina também lembrou da perda do pai: "Foi muito doloroso, né? Porque hoje em dia eu penso 'podia ter feito aquela coisa com ele'. E agora não dá mais para fazer isso."

Já, Sofia, que é artista e mantém um perfil com suas pinturas nas redes sociais, revelou que o pai adorava seus trabalhos: "Sempre quando acabava [uma pintura], eu tirava foto e mandava para ele. Quando ele se foi, eu tinha acabado de terminar uma pintura. Daí eu mandei, só por mandar. Só que eu sabia que ele não ia poder responder."

Gugu Liberato morreu em novembro de 2019 aos 60 anos após um acidente doméstico nos Estados Unidos.