Topo

Quebra de tradição: ninguém usará fardas no funeral de Philip, diz jornal

Harry queria vestir o traje militar que usou no dia de seu casamento, mas não pode porque não tem mais seus títulos - Getty Images
Harry queria vestir o traje militar que usou no dia de seu casamento, mas não pode porque não tem mais seus títulos Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/04/2021 22h49

A família real britânica encontrou uma forma de contornar o impasse do príncipe Harry, que seria o único sem uniforme militar no funeral do príncipe Philip no próximo sábado (17).

De acordo com o jornal The Daily Mail, a Rainha Elizabeth II aprovou hoje a decisão de que nenhum membro da família usará farda no evento. Todos usarão trajes formais de luto: terno preto para os homens e roupas simples e pretas para as mulheres.

Harry teria demonstrado interesse em usar a mesma farda que usou no dia de seu casamento, mas não pode fazê-lo porque desistiu de seus títulos de realeza. O traje permitido a ele é um terno com as medalhas que conquistou.

Além disso, a polêmica teria se aprofundado quando o príncipe Andrew, filho da Rainha, expressou seu desejo de usar o uniforme de almirante — ele desistiu de assumir esse posto após ser acusado de fazer orgias com menores de idade no caso Jeffrey Epstein. No entanto, Andrew não abdicou de seus títulos, e ainda é vice-almirante.

A decisão da Rainha seria uma forma de manter a unidade da família diante do público. Ao Daily Mail, uma fonte afirma: "Havia um risco real de constrangimento".

Questionado pelo jornal, o Palácio de Buckingham não quis comentar o tema.