Topo

Kate Middleton usa colar da rainha Elizabeth em funeral de Philip

Kate Middleton chega para o funeral de príncipe Philip, em Windsor - Chris Jackson/WPA Pool/Getty Images
Kate Middleton chega para o funeral de príncipe Philip, em Windsor Imagem: Chris Jackson/WPA Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/04/2021 12h22Atualizada em 17/04/2021 15h58

Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, usou um colar de grande importância para a rainha Elizabeth 2ª durante o funeral do príncipe Philip, neste sábado.

Catherine usou uma gargantilha de pérolas japonesas que é parte da coleção pessoal de Sua Majestade. A duquesa já havia usado a peça no aniversário de 70 anos de casamento de Elizabeth e Philip, em 2017.

O colar também já havia sido usado, no passado, pela princesa Diana, mãe de William e Harry. Ela apareceu com a joia durante um jantar oficial em 1982.

A gargantilha foi feita com pérolas presenteadas à rainha pelo governo japonês, nos anos 1970. Ela tem ainda uma imponente peça central feita de diamantes.

O funeral

A família real se reuniu hoje para se despedir de príncipe Philip, que morreu no último dia 9, aos 99 anos. A cerimônia aconteceu no Castelo de Windsor, uma das residências da realeza.

Do castelo, saiu um cortejo em direção à Capela de São Jorge, onde aconteceu uma cerimônia religiosa. Os príncipes Charles, William, Harry e outros membros da realeza seguiram o carro que levava o corpo de Philip a pé — todos sem máscara de proteção contra o novo coronavírus. A rainha Elizabeth 2ª, de máscara, foi em outro carro, ao lado de uma dama de companhia.

William e Harry, inclusive, não andaram "lado a lado" durante a procissão, como havia adiantado que aconteceria a imprensa britânica. Depois do evento, no entanto, os dois foram vistos conversando, ao lado de Kate Middleton.

Este foi o primeiro encontro dos irmãos desde a entrevista de Harry e Meghan Markle à apresentadora Oprah Winfrey. Meghan, grávida, não compareceu à cerimônia por recomendações médicas.