Elizabeth 2ª vai deixar obrigações reais gradualmente após morte de Philip
A morte do príncipe Philip trouxe urgência a uma transição já em andamento na família real britânica. Apesar de ter voltado ao trabalho após a perda do marido, a rainha Elizabeth 2ª não deve retomar sua agitada agenda de reuniões, recepções e festas.
A monarca planeja, pouco a pouco, deixar suas obrigações reais e diminuir seus compromissos. A afirmação foi feita por Peter Hunt, analista da realeza, em entrevista ao jornal New York Times.
Ao que tudo indica, a rainha está bem de saúde. O que a incomoda é apenas a rigidez dos joelhos, o que torna difícil para ela subir escadas.
Ainda segundo a publicação, Elizabeth 2ª deve ir ao Palácio de Buckingham apenas dois dias por semana.
"Fundamentalmente, a rainha irá se afastar", disse Peter Hunt. "A covid-19 ajudou no sentido de que acelerou o que qualquer mulher sensata de 95 anos gostaria de fazer, que não é ficar em pé o dia todo", completou.
Com o gradual afastamento da rainha, quem passa a ganhar mais responsabilidades é o príncipe Charles, seu primogênito e primeiro nome na linha de sucessão à coroa.
De acordo com Hunt, o aumento das responsabilidades de Charles também resultará em mais obrigações para William, seu filho mais velho e segundo nome na linha de sucessão.
Charles, inclusive, estaria agindo para realocar funções entre os membros da família real após a morte de Philip, a saída do príncipe Harry e Meghan Markle da realeza e o confuso afastamento do príncipe Andrew.
A realeza participa de mais de 2.000 eventos oficiais por ano, muitos dos quais envolvem grupos de caridade. Cerca de 3.000 grupos filantrópicos listam um membro da família como seu patrono ou presidente, segundo o palácio. Os familiares também participam de dezenas de cerimônias militares e diplomáticas por ano.
Como sempre acontece com a família real, porém, os detalhes sobre suas deliberações internas são evasivos.
Rainha desde 1952, Elizabeth 2ª estava casada com Philip desde 1947. O funeral do duque de Edimburgo aconteceu no último dia 17, no Castelo de Windsor. Ela completou 95 anos na última quarta-feira (21).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.