'Centenário de uma rainha': Zezé Motta agradece legado de Ruth de Souza
A atriz e cantora Zezé Motta fez uma homenagem à Ruth de Souza, uma das pioneiras do teatro negro brasileiro e a primeira atriz do país a ser indicada a um prêmio internacional de melhor atriz no Festival de Veneza de 1954.
Hoje, Ruth de Souza faria 100 anos de idade.
Nas redes socias, Zezé lembrou que contracenou com a amiga em "Sinhá Moça", na versão da telenovela da Globo em 2006 — Ruth foi indicada em 1954 justamente pelo seu papel no filme "Sinha Moça" de 1953.
100 anos da nossa Ruth de Souza. O centenário de uma rainha. Amplamente considerada uma das primeiras atrizes de teatro negro da história do Brasil. Com apresentações em teatro, televisão e cinema, Ruth abriu caminho para os futuros artistas afro-brasileiros. A minha sorte de ver vivido e trabalhado inúmeras vezes com ela.
Ruth morreu em 28 de julho de 2019 após ficar internada em decorrência de uma pneumonia.
A atriz participou de mais de 30 filmes e 20 novelas. Ela fez parte do Teatro Experimental do Negro, em 1945. O grupo foi organizado pelo ativista, ator e político Abdias do Nascimento.
Ela foi a primeira atriz negra a encenar no Theatro" Municipal do Rio com a peça "O Imperador Jones". O último trabalho dela na TV foi em 2019, na série global "Se Eu Fechar os Olhos Agora".
Ruth ainda fez parte da série "Mister Brau", protagonizada pelos atores Lázaro Ramos e Taís Araújo.
Com mais de 60 anos de carreira na televisão, ela foi a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela: A Cabana do Pai Tomás (1969), na Globo. Entre seus outros trabalhos na TV estão O Rebu (1974), Sinhá Moça (1986), Mandala (1987), O Clone (2001) e Senhora do Destino (2004).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.