Topo

Vítimas de ator de 'That 70s Show' acusam Cientologia de silenciá-las

Danny Masterson, acusado de três estupros - Reprodução/Instagram
Danny Masterson, acusado de três estupros Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/05/2021 11h23Atualizada em 28/05/2021 11h24

O ator Danny Masterson está sendo acusado de estuprar três mulheres no início dos anos 2000. Ele, que estrelou as séries "That 70s Show" e "The Ranch" e fez carreira na comédia, passa por um julgamento em um tribunal dos Estados Unidos que tem revelado, entre outras coisas, alguns dos segredos da Cientologia, seita do qual ele faz parte.

Durante os últimos dias de julgamento, as supostas vítimas de Masterson disseram que foram proibidas pela Cientologia de denunciá-lo às autoridades por cerca de 10 anos. Nesse período, elas passaram por tentativas de silenciamento vindas de alguns líderes da igreja, conhecida no mundo inteiro por atrair celebridades de Hollywood.

Algumas das informações foram repercutidas no jornal "Los Angeles Times", que informou que elas só puderam buscar a justiça norte-americana depois de 10 anos devido a uma norma interna da igreja, que dita que seus membros não podem denunciar colegas de religião por qualquer motivo.

O jornal ainda afirmou que os advogados da Cientologia tentaram impedir que as regras internas da seita fossem comentadas durante o julgamento de Masterson. No entanto, a juíza Charlaine Olmedo, responsável pelo caso, negou o pedido por considerar que essas informações são importantes para elucidar o caso.

Dessa forma, durante os depoimentos das três mulheres, descobriu-se que a Cientologia mantém um comitê interno de justiça: uma delas declarou que procurou o chefe desse departamento para contar o que aconteceu entre ela e o ator, mas não houve nenhuma atitude por parte da instituição.

Além disso, também revelaram que os participantes da Cientologia — entre eles, Tom Cruise, John Travolta e outros astros hollywoodianos — costumam chamar os não seguidores da seita pelo nome de "wogs". O sistema judicial fora da igreja é denominado por eles como "wog-law".

Em declaração enviada para o site "LAMAgazine", a assessora de comunicação da Cientologia, Karin Pouw, negou os relatos das três mulheres que acusam Masterson de estupro, afirmando que os testemunhos estão "claramente errados", as acusando de tentar "buscar dinheiro" com as acusações contra o ator.

Uma das supostas vítimas prestou depoimento durante uma audiência preliminar na semana passada, e disse que ela e Masterson estavam em um relacionamento há cinco anos até o suposto estupro, que teria acontecido em novembro de 2001. Os dois estavam na casa onde moravam juntos quando ela acordou, e notou o que estava acontecendo:

Tentei afastá-lo de mim e dizer não, não quero fazer sexo com você. Ele não parava. Então, eu fiz algo que eu sabia que o deixaria com raiva e que o faria me largar: eu puxei seu cabelo. Ele tem essas regras, 'regra do cabelo sem toque', 'regra do rosto sem toque'. Ele tinha essa coisa com o cabelo, então eu sabia que se puxasse com muita, muita força, ele sairia de cima de mim. Mas o que ele fez foi me bater.

Dias depois, Masterson foi criticado por internautas após fazer uma selfie ao lado da mulher, Bijou Phillips, na porta do tribunal. Na legenda de sua publicação, o ator ironizou a ida ao tribunal, marcando sua localização na postagem. "A mais bonita motorista me deixou na escola hoje", escreveu.

Nos comentários, internautas alfinetaram Masterson. "Isso é tão de mau gosto", escreveu uma seguidora. "Outra acusação?", perguntou outra. "Você deveria levar isso mais a sério", aconselhou uma seguidora. Uma internauta ainda questionou os comentários de apoio ao ator: "São robôs? Tenho certeza de que são todos robôs, certo?".