Topo

Projota cantou com 'Moleque de Vila', quer mais músicas e passa por luto

O rapper Projota cantou com Lucas Penteado, planeja mais parcerias e enfrenta processo de luto pela avó - Rui Mendes / Divulgação
O rapper Projota cantou com Lucas Penteado, planeja mais parcerias e enfrenta processo de luto pela avó Imagem: Rui Mendes / Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/06/2021 15h26Atualizada em 11/06/2021 15h37

O rapper Projota foi de fofoqueiro querido pelo público a um dos eliminados com alta taxa de rejeição — com 91,89% dos votos no paredão contra Thaís e Pocah.

Foi aqui fora que ele viu como errou com Lucas Penteado — o ser humano é falho e ninguém nasce sabendo, já cantava Negra Li em "O Homem Que Não Tinha Nada" —, ficou marcado pelo paladar seletivo e pôde planejar novos projetos musicais.

Recentemente, ele perdeu a avó Lourdes, sua maior referência na vida pessoal. Foi ela quem criou o "moleque de vila" que perdeu sua mãe ainda quando criança.

O que Projota come?

Projota - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Pocah e Projota cumprem castigo do monstro
Imagem: Reprodução/Globoplay

Talvez seja mais fácil perguntar o que ele não come, já que a lista é grande. Foi justamente a comida um dos pontos que mais geraram críticas e brincadeiras com o Projota no 'BBB'.

Ele não gostou muito da lasanha e do estrogonofe na casa — mas a assessoria explicou que era devido à sua intolerância à lactose. Só que ele também reclamou da goiabada, brócolis, rapadura e banana-da-terra.

Com direito à brincadeira de Ana Maria Braga ensinando fazer arroz, ele mesmo disse ao jornal Extra que participaria do 'No Limite' e comeria olho de cabra.

Eu comeria até queijo, olho de cabra e macarrão de minhoca no 'No Limite'. Sei que não vai fazer mal para a minha saúde. Se tem uma coisa que eu sou, é focado.

Moleque de vila vacila, mas perdoa e segue a vida

Lucas Penteado era um dos fãs de Projota. Envolvido com movimentos estudantis e negro, o ator sabia letras do cantor que dividia o confinamento.

Mas, "Pra Não Dizer Que Não Falei do Ódio", Projota foi de conselheiro à pessoa que estava com medo e que "esconderia uma faca" — segundo um suposto áudio vazado na casa.

Mas águas passadas. Foi na final do "BBB 21", ao som de "Moleque de Vila" que Projota surpreendeu: Lucas Penteado cantou versos ao lado dele e emocionou Juliette, Camilla de Lucas, Fiuk e o público de casa.

Projota  - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Lucas Penteado canta com Projota
Imagem: Reprodução/Globoplay

E tem mais!

Em entrevista à revista "Marie Claire", Projota demonstrou querer repetir a dose com Lucas:

Ele vem para ser um expoente da juventude negra e periférica. Quando vi as oportunidades que começaram a surgir pra ele, só pude ficar feliz, não tem como ter outra reação. E hoje eu tô muito feliz por a gente ter se reencontrado e conversado. Vamos manter contato, até para pensar em projetos juntos para o futuro.

Dias de caça

Projota - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Projota se salvou do paredão na prova bate e volta
Imagem: Reprodução/Globoplay

Aqui fora, em maio, o rapper voltou a ativa com o lançamento do videoclipe de "Dia da Caça".

A letra da música, que pertence ao álbum "Tempestade Numa Gota D'Água" (2020), fala sobre as pessoas tiveram suas oportunidades ceifadas. A canção vai na linha de composições críticas feitas por Projota, que também é conhecido pelo seu lado mais romântico.

O vídeo já tem mais de um milhão de visualizações no YouTube.

Tempo com a família

O papai de Marieva chorou muito na casa do "BBB" por não passar o aniversário de um ano dela presente.

Já eliminado, ao comemorar dois anos de casado com Tamy Contro, ele brincou que Marieva ganharia mais uma irmãzinha.

Amanhã nosso aniversário de casamento, daqui a pouquinho, e aí a gente decidiu passar essa noite juntinhos, namorando, né não?

Dona Lourdes

Projota - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Projota e a avó, dona Lourdes
Imagem: Reprodução/Instagram

A figura da avó é marcante na vida de José Tiago Sabino Pereira, bem antes do nome Projota ou das batalhas de rap no Santa Cruz. Dirce Sabino, sua mãe, morreu aos quando ele tinha sete anos de idade — ela também era música.

Foi com Lourdes que Projota cresceu. Ele já citou sua vivência em várias músicas, como em "Véia" e em "Carta aos Meus", uma homenagem para sua família.

Quando anunciou a morte dela, no dia 5, ele pediu orações.

Família, não tenho muito o que dizer. Quero apenas comunicar se foi hoje. Quem sabe um pouco sobre mim sabe o tamanho disso. Em outro momento volto a falar sobre isso. Apenas peço orações e energia positiva para a passagem de uma das pessoas mais f*** que já viveu.Você foi luz intensa, nos momentos mais escuros eu pude contar contigo, nas incertezas você foi certeza, na dúvida você foi resposta. Me ensinou a revidar quando alguém me batesse, na rua e na vida. Me mostrou que através da luta e principalmente da fé tudo é possível, e que seria difícil, mas eu não deveria desistir dos meus sonhos. Você só não me ensinou como estar preparado para me despedir de ti.

Casa onde Projota mora com a família atualmente