Topo

RedeTV! diz que pedido de desculpas 'servirá para aprimoramento' de Sikêra

O apresentador Sikêra Júnior chamou os integrantes do movimento LGBTQIA+ de "raça desgraçada" ao vivo - Reprodução
O apresentador Sikêra Júnior chamou os integrantes do movimento LGBTQIA+ de "raça desgraçada" ao vivo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/06/2021 20h51

A RedeTV! emitiu hoje um comunicado oficial sobre a fala homofóbica de Sikêra Júnior, que chamou os integrantes do movimento LGBTQIA+ de "raça desgraçada" ao comentar uma propaganda em que crianças falam sobre o tema.

No texto, a emissora diz que o posicionamento de Sikêra não a representa, e afirma que o pedido de desculpas do apresentador "servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional".

"No caso do lamentável episódio envolvendo o apresentador Sikêra Jr. às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira, reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional."

"A emissora reprova veementemente todos os tipos de discriminação e preconceito. Nesse sentido, a RedeTV! vem a público manifestar condenação a qualquer expressão de homofobia. Queremos também agradecer a todos os nossos colaboradores por ajudarem a construir uma empresa cada dia mais forte e plural", diz o comunicado.

A reação à fala de Sikêra

Ontem, após perder contratos de patrocínio, Sikêra Júnior disse ao vivo que "se excedeu" e se arrepende das palavras que usou — no entanto, reforçou que vai "seguir nesta batalha para defender as crianças e a família tradicional", e que continua contrário à propaganda.

A fala homofóbica do apresentador causou revolta em parte do público, que chamou a atenção dos anunciantes do programa apontando que homofobia é crime — em 2019, uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que condutas homofóbicas e transfóbicas se enquadram nos crimes previstos na lei 7.716/89.

Na televisão, os apresentadores Neto e Jacson Damasceno também criticaram a fala de Sikêra.