Topo

Mickey Rourke se revolta ao relembrar caso de ex abusada por Bill Cosby

Mickey Rourke relembrou história de ex que foi abusada por Bill Cosby - Reprodução/Instagram
Mickey Rourke relembrou história de ex que foi abusada por Bill Cosby Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/07/2021 11h13Atualizada em 01/07/2021 11h26

Bill Cosby, ator norte-americano acusado de vários estupros, teve sua pena anulada nessa semana, e com isso ganhou sua liberdade. O também ator Mickey Rourke mostrou sua contrariedade sobre o assunto ao contar a história de uma das vítimas do humorista, que nos anos 80 e 90 ficou conhecido como o "Pai da América".

Através de seu Instagram, o ator de "Homem de Ferro 2" e "O Lutador" fez um longo relato explicando seu encontro com uma modelo que disse ter sido abusada sexualmente por Cosby. "Eu tenho uma curta história verdadeira, honesta a Deus. À esquerda está uma fotografia é um notório estuprador de mulheres jovens por quase 3 décadas; na foto da direita está a foto de 50 mulheres que testemunharam contra ele e o fizeram bravamente para fazer justiça a si mesmas e aos outros", começou ele.

Em seguida, criticou o sistema judicial dos Estados Unidos. "Neste país, existem 2 conjuntos de regras - 1 para os ricos e famosos, e outro conjunto de regras para todos os outros. Há mais de 20 anos, eu estava namorando uma jovem, acredito que ela acabou de fazer 19 anos e começamos a namorar. E uma noite, quando ela estava dormindo na minha casa pela manhã, acordei porque a ouvi chorar".

"Eu não tinha ideia do porquê e quanto mais eu perguntava o que havia de errado, mais forte ela começava a chorar cada vez mais. Para ser honesto, quando eu ficava perguntando o que estava errado, 'fale comigo, fale comigo', o choro dela ficou tão forte que ela estava ofegando para respirar. Coloquei meus braços em volta dela e disse: 'Por favor, por favor, fale comigo'. Ela disse: 'Eu não posso, eu não posso falar sobre isso'", prosseguiu.

Segundo o ator, depois de mais alguns minutos de insistência, ela contou o ocorrido. "Esta jovem era muito bonita e era uma modelo de trabalho de muito sucesso na Elite Model Agency, que era a melhor agência de modelos da altura. Ela então me disse que sua agência a enviou e várias outras modelos para um evento de celebridades. Neste evento, ela disse que conheceu o famoso comediante Bill Cosby, que era muito popular na época".

Ela revelou a Cosby que estava pensando em fazer aulas de atuação e esperava que um dia pudesse se tornar atriz. Cosby disse a ela: 'Posso facilmente ajudá-la com isso, tenho todos os tipos de conexões em toda a cidade. Por que você não me dá seu número de telefone e eu dou o meu? Qualquer dia nesta semana você pode vir e jantar comigo e minha esposa, e eu posso ajudá-la a entrar no negócio de atuação'.

Ele continuou a história: "Poucos dias depois, à noite, ela foi para a casa de Cosby sozinha, ele atendeu a porta e a levou para a sala de estar. Uma das primeiras coisas que ele disse a ela foi: 'Minha esposa não está aqui agora, ela tinha algum tipo de negócio para fazer". Eles começaram a jantar juntos e a conversar sobre atuação, e ele disse: 'Deixe-me buscar um pouco de vinho'. Ela disse: 'Não, obrigada, não estou bebendo'. Quando ele voltou da cozinha, ele pegou uma taça de vinho para si mesmo e outra para ela e disse: 'Vamos fazer um brinde por sua futura carreira' e, com o passar dos minutos, ele continuou a encorajá-la a beber mais e mais vinho".

Segundo Rourke, depois de 15 minutos ela começou a se sentir mal. "Ela finalmente disse: 'Eu preciso ir para casa, eu não me sinto bem'. Ele estava pegando na mão dela e a empurrando e disse: 'Você vai ficar bem, você precisa relaxar'. Aí ela disse: 'Eu realmente quero ir para casa'. Ele se levantou e empurrou os ombros dela e disse: 'Você tem que ficar aqui, você vai ficar bem'.

Nesse momento, Cosby passou a agarrar a modelo, que tentava se desvencilhar dele. "Em seguida, chorando de muito medo, ela perguntou o que ele estava fazendo e por que estava fazendo aquilo com ela. Ele apenas sorriu e disse: 'Vamos, você vai gostar disso'. Essa garota em particular tinha pelo menos 1,80m de altura, era jovem e forte. Ela conseguiu freneticamente empurrar o filho da p*** de cima dela, correu para a porta, então lutou com a porta por um momento e correu para fora a vários metros de distância de seu carro. No entanto, a agarrou por trás, subiu nela e sentado em seu estômago, tentou prender seus braços no chão".

Ela estava gritando e ele estava tentando cobrir sua boca de alguma forma, ela se levantou e entrou no carro. Ela foi minha namorada por cerca de apenas 3 semanas, mas o que posso me lembrar é que isso aconteceu vários meses antes, não na minha vista. Eu disse a ela: 'Você chamou a polícia? Você contou a alguém?'. Ela disse que nunca havia contado a ninguém.

"Eu estava olhando para ela, desnorteado, perguntando por que ela não contou a ninguém, a resposta dela foi: 'Quem acreditaria em mim? Ele é uma grande estrela famosa e eu não sou ninguém'. Eu acho que foi naquela época que eu coloquei meu punho na parede, se ela fosse minha garota naquela época eu chutaria a por** da porta dele e quebraria a cara dele, mas eu nunca vou esquecer essas palavras: 'Ele é uma grande estrela famosa e eu não sou ninguém'", lamentou.

Rourke relembrou quando as primeiras denúncias contra Cosby apareceram na imprensa, e como voltou a ter contato com a ex-namorada. "Claro que foi uma conversa incômoda, principalmente quando ela me disse: 'Mickey, isso foi há muito tempo, não quero me envolver nisso tudo, e não me lembro muito disso'. Eu disse: 'Ouça, se você vier, eu ficarei do seu lado'. Ela disse que não queria falar sobre isso e foi o fim da nossa conversa. Eu estava com raiva. Tenho certeza de que joguei algumas coisas pela sala".

"No dia seguinte, minha raiva se transformou em decepção. Talvez seja só eu, mas me lembro de cada palavra que ela disse até hoje, e só quero dizer, com exceção da minha própria infância, que nunca vi outra pessoa tão quebrada e traumatizada quanto na manhã em que ela me contou essa história. Quando eu soube que eles deixaram esse filho da pu** sair da cadeia hoje, fiquei com o estômago embrulhado a tarde toda. Eu geralmente faço 2 horas de exercícios todas as manhãs, mas depois que vi no noticiário que ele saiu depois de cumprir 2 ou 3 anos, não consegui terminar minha outra hora", continuou o ator.

Ele finalizou: "As 50 mulheres corajosas cujas fotografias estão nesta imagem (do post), você provavelmente pode dobrar ou triplicar esse número. Penso que as pessoas ficam diferentes quando são abusadas e traumatizadas. Eu posso entender isso. Bem, ele costumava ser rico e famoso, mas agora ele é apenas um estuprador vivendo com vergonha, mas quando você pode fazer coisas tão horríveis para tantos, eu não acredito que esse tipo de pessoa vive com empatia, culpa ou vergonha. Espero que quando ele estiver descendo as escadas em sua casa, ele caia e quebre a por** do pescoço".