Topo

Bill Cosby quer voltar aos palcos e produz documentário sobre sua vida

O comediante Bill Cosby saiu da prisão após um juiz anular sua condenação por agressão sexual - Mark Makela/Pool via Reuters
O comediante Bill Cosby saiu da prisão após um juiz anular sua condenação por agressão sexual Imagem: Mark Makela/Pool via Reuters

Do UOL, em São Paulo

07/07/2021 09h38Atualizada em 07/07/2021 09h38

Uma semana após a Suprema Corte da Pensilvânia (EUA) anular sua condenação por agressão sexual, Bill Cosby anuncia seu desejo de voltar a fazer comédia stand-up e está produzindo uma série documental sobre sua vida.

Andrew Wyatt, representante de Cosby, informou ao site TMZ que a equipe do humorista já entrou em contato com clubes de comédia que se disseram favoráveis à ideia. Wyatt afirma: "O mundo quer ver o Sr. Cosby".

A série documental já está em produção: será dividida em cinco episódios e vai abordar a vida de Cosby, sua condenação e experiência na prisão. As entrevistas com sua família, amigos e outras celebridades já foram filmadas, e o comediante vai gravar seu depoimento em breve.

Mas esses não são os únicos planos de Bill Cosby: ele também planeja uma turnê de palestras em prisões, escolas e eventos comunitários, para falar sobre como evitar a violência e ser um cidadão melhor.

A condenação anulada

Cosby, que interpretava uma figura paterna amável no sucesso televisivo "The Cosby Show" nos anos 1980, foi considerado culpado de drogar e abusar sexualmente de Andrea Constand, uma ex-administradora da Universidade Temple, em sua casa na cidade de Filadélfia em 2004.

A sentença previa 10 anos na prisão, mas Cosby foi liberto dois anos depois. Na semana passada, com quatro votos a favor e 3 contra, os juízes da Pensilvânia decidiram que o promotor do caso, Kevin Steele, deveria cumprir uma promessa feita pelo seu antecessor, que garantiu a Cosby que não o denunciaria.

O ator confiou na promessa e deu um depoimento que a Justiça da Pensilvânia considerou potencialmente incriminador. No entanto, não há provas escritas que registrem essa promessa.

O testemunho de Costand e de cinco outras mulheres fizeram Cosby ser condenado em 2018 — agora, a Suprema Corte do Estado afirma que os outros depoimentos contaminaram o processo. A defesa do comediante negou as acusações, assim como alegações semelhantes feitas contra ele fora do tribunal por mais de 60 mulheres.