Topo

Bill Cosby se pronuncia após ser solto: 'Sempre mantive minha inocência'

Bill Cosby é fotografado ao chegar para julgamento nos Estados Unidos - Mark Makela/Getty Images
Bill Cosby é fotografado ao chegar para julgamento nos Estados Unidos Imagem: Mark Makela/Getty Images

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

01/07/2021 15h12

Bill Cosby, comediante e ex-ator de 83 anos, se manifestou após a anulação de sua condenação por agressão sexual ontem, após decisão da Suprema Corte da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Cosby publicou uma declaração em seu perfil no Twitter agradecendo ao apoio recebido e se defendendo das acusações:

Nunca mudei minha postura nem minha história. Sempre mantive minha inocência. Obrigado a todos os meus fãs, apoiadores e amigos que estiveram comigo durante esta provação. Agradecimentos especiais à Suprema Corte da Pensilvânia por defender o estado de direito. Bill Cosby

O comediante cumpriu quase três anos dos dez que foi sentenciado a cumprir. O ex-ator foi considerado culpado de drogar e abusar sexualmente de Andrea Constand, uma ex-administradora da Universidade Temple, em sua casa na cidade de Filadélfia em 2004.

O testemunho de Costand e de cinco outras mulheres fizeram Cosby ser condenado em 2018. A defesa do comediante negou as acusações, assim como alegações semelhantes feitas contra ele fora do tribunal por mais de 60 mulheres.

Com quatro votos a favor e 3 contra, os juízes decidiram que o promotor do caso, Kevin Steele, deveria cumprir uma promessa feita pelo seu antecessor, que garantiu a Cosby que não o denunciaria.

O ator confiou na promessa e deu um depoimento que a Justiça da Pensilvânia considerou potencialmente incriminador. No entanto, não há provas escritas que registrem essa promessa.

[A anulação] é o único remédio que atende às expectativas razoáveis da nossa sociedade em relação a seus promotores eleitos e nosso sistema de justiça criminal. [A prisão é] uma afronta à justiça fundamental, especialmente quando resulta em um processo criminal que foi esquecido por mais de uma década. Diz a decisão da Corte

Ontem, a atriz Phylicia Rashad, de 73 anos e conhecida por produções como "Creed", "Pantera Negra" e "This Is Us", foi criticada após comemorar a soltura de Bill Cosby.

Phylicia, que interpretou a mulher de Bill Cosby no programa "The Cosby Show", sitcom criada e apresentado pelo comediante e que ficou no ar de 1984 até 1992, se manifestou através de suas redes sociais após a notícia.

"FINALMENTE!!!! Um erro terrível está sendo corrigido - um erro judiciário está corrigido!", escreveu ela, com uma foto do ex-ator.