Topo

Príncipe Charles se recusa a dar título do pai ao irmão mais novo, diz site

Príncipe Edward e Príncipe Philip - Reprodução/Divulgação
Príncipe Edward e Príncipe Philip Imagem: Reprodução/Divulgação

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

11/07/2021 16h36

De acordo com o jornal The Sunday Times, o príncipe Charles teria se recusado a dar o título de duque de Edimburgo — que pertencia ao príncipe Philipp, falecido em abril — ao irmão mais novo, o príncipe Edward.

Edward, de 57 anos, é Conde de Wessex desde 1999, quando se casou, e o único dos três filhos da rainha Elizabeth II que não tem um ducado. Também em 1999, o Palácio de Buckingham anunciou que o príncipe sucederia o pai no título e com a bênção de Philip e da rainha.

Segundo uma fonte da publicação, Charles, que ficou com o ducado de Edimburgo por herança, estaria receoso em abrir mão do título com medo disso afetar seu futuro como rei da Inglaterra e que Edward estaria ciente de que não há certezas.

Em uma entrevista para a BBC em junho, o príncipe foi questionado sobre como ele reagiria ao assumir o título que foi do pai e Edward declarou que não era algo certo.

"Estava tudo bem em teoria, anos atrás, quando era uma espécie de sonho irreal do meu pai... e é claro que vai depender se o Príncipe de Gales [Charles], quando ele se tornar rei, vai ou não fazer isso, então vamos esperar para ver. Então, sim, será um grande desafio assumir isso", disse.