Topo

Ex-parceiro diz como Viviane Araújo foi 'cúmplice' de sua demissão da Globo

Viviane Araújo com o ex-parceiro Adeilton Ribeiro na "Super Dança dos Famosos" - Reprodução/Instagram
Viviane Araújo com o ex-parceiro Adeilton Ribeiro na 'Super Dança dos Famosos' Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

15/07/2021 11h57

Adeilton Ribeiro viu o seu sonho se transformar em trauma. Dançarino profissional, o baiano, que há oito anos vive em São Paulo, era o parceiro de Viviane Araújo no "Super Dança dos Famosos", da Globo. Ao UOL, ele conta que foi demitido após ler boatos na imprensa de que a atriz estaria insatisfeita com seu trabalho.

Preocupado, o bailarino procurou Viviane para saber sobre as notícias que havia lido e se elas eram verdadeiras. Ele conta como foi a conversa por telefone com a então parceira:

Liguei para saber da veracidade daquelas notícias. Se tivesse acontecido alguma coisa, a pessoa com quem [Viviane] teria que se pronunciar era comigo. Ela falou: 'Eu jamais falaria isso'. E rasgou elogios para mim, que sou muito dedicado e um ótimo bailarino.

Na sequência, Adeilton falou com a direção do programa e foi tranquilizado. Dias depois, o telefone voltou a tocar e ele foi comunicado de sua dispensa. O motivo alegado, segundo ele, foi insatisfação de Vivi Araújo.

Existe alguma responsabilidade da atriz na demissão do dançarino? Ele não tem a menor dúvida disso: "Há responsabilidade desde quando você não se manifesta contra as acusações. Viviane tem popularidade. Se ela não se pronuncia, dá espaço para as pessoas falarem o que elas quiserem. Já que não fazia sentido aquelas matérias, por que não falar no Instagram? Ela tem quase dez milhões de seguidores".

De acordo com Viviane Araújo, a decisão pela demissão de Adeilton foi da direção: "Isso não partiu de mim".

Viviane Araujo e Adeilton Ribeiro; o dançarino foi desligado e substituído por outro profissional - REPRODUÇÃO/TV GLOBO - REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Viviane Araujo e Adeilton Ribeiro; o dançarino foi desligado e substituído por outro profissional
Imagem: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mensagem para Viviane Araújo

Fiquei magoado, quem cala é cúmplice de uma situação. Eu desejo que ela faça tudo de bom por tudo o que representa. Houve falta de comunicação com os seguidores. Quem acusa tem que provar, e o oprimido precisa se justificar.

Apesar da decepção, ele deseja que Viviane brilhe profissionalmente e que ganhe o "Super Dança dos Famosos" se for para acontecer. "O universo mostra o que a gente propaga. Sou muito espiritualista. Que ela trilhe o caminho dela com muita paz, muita luz", afirma. Mas ele dá um aviso: "A gente precisa se manifestar diante das situações".

A apresentação que deu errada

Não satisfeito com a primeira justificativa para a sua demissão, Adeilton procurou a direção da Globo para entender o que poderia ter acontecido. Uma reunião foi marcada e, de acordo com o bailarino, foi dito que ele havia desobedecido um pedido para mudar a "pegada" da coreografia. Uma versão diferente daquela dita no primeiro telefonema.

Segundo o dançarino, em nenhum momento do ensaio ele recebeu esta solicitação — somente no dia da passagem geral, no estúdio da emissora, uma hora antes da apresentação oficial para os jurados. O que aconteceu naquele dia?

A minha parceira ficou muito desestabilizada no reconhecimento do espaço porque a gente faz ensaio em uma sala e fomos para o estúdio. Óbvio que causaria nervosismo. O diretor pediu para mudar as pegadas porque não estava dando certo antes de nos apresentarmos.

Adeilton avisou Viviane de que seria preciso trocar os movimentos e, segundo ele, a atriz voltou a demonstrar nervosismo com a mudança de última hora. A dupla não conseguiu realizar uma performance suficientemente boa para superar Paolla Oliveira e o professor Leandro Azevedo, e acabaram indo para a repescagem.

Ela falou, 'não fui bem, né, parceiro?' Respondi: 'Nós não fomos bem. Está tranquilo'. Erramos para acertar. Estou no fogo para me queimar com ela. Senti que rolou uma insatisfação dela, mas conversamos e passou.

Dias difíceis: "Que isso não manche a minha imagem'

Vivo um dia de cada vez. Diante de tudo o que aconteceu, tive discernimento para processar e levar coisas boas. Estou cuidando da minha sanidade mental. Ainda é um assunto que me machuca muito. Não é só um sonho meu. A minha arte é muito mais política. Eu trabalho para que as pessoas acreditem que podem também.

Adeilton Ribeiro é de Salvador e espera voltar a dançar profissionalente em breve - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Adeilton Ribeiro é de Salvador e espera voltar a dançar profissionalente em breve
Imagem: Reprodução/Instagram

Adeilton relata que após ser desligado ficou por três dias em casa em "estado de tristeza profunda", em suas palavras. Além das dificuldades do desemprego, bateu o receio de como aquilo poderia tê-lo prejudicado profissionalmente.

Tudo o que ele quer, agora, é dançar como sempre fez: "Espero conseguir trabalhar com a minha dança e que seja visto de uma outra maneira. Isso colocou minha profissão em jogo".

A televisão credibiliza muito o artista e as pessoas acreditam no veículo de comunicação. Que todos que presenciaram isso, acreditem que eu fui um excelente profissional. Que eu consiga comover as pessoas com a minha arte e que minha vida volte ao normal. Que isso não manche a minha imagem.