Ex-parceiro diz como Viviane Araújo foi 'cúmplice' de sua demissão da Globo
Adeilton Ribeiro viu o seu sonho se transformar em trauma. Dançarino profissional, o baiano, que há oito anos vive em São Paulo, era o parceiro de Viviane Araújo no "Super Dança dos Famosos", da Globo. Ao UOL, ele conta que foi demitido após ler boatos na imprensa de que a atriz estaria insatisfeita com seu trabalho.
Preocupado, o bailarino procurou Viviane para saber sobre as notícias que havia lido e se elas eram verdadeiras. Ele conta como foi a conversa por telefone com a então parceira:
Liguei para saber da veracidade daquelas notícias. Se tivesse acontecido alguma coisa, a pessoa com quem [Viviane] teria que se pronunciar era comigo. Ela falou: 'Eu jamais falaria isso'. E rasgou elogios para mim, que sou muito dedicado e um ótimo bailarino.
Na sequência, Adeilton falou com a direção do programa e foi tranquilizado. Dias depois, o telefone voltou a tocar e ele foi comunicado de sua dispensa. O motivo alegado, segundo ele, foi insatisfação de Vivi Araújo.
Existe alguma responsabilidade da atriz na demissão do dançarino? Ele não tem a menor dúvida disso: "Há responsabilidade desde quando você não se manifesta contra as acusações. Viviane tem popularidade. Se ela não se pronuncia, dá espaço para as pessoas falarem o que elas quiserem. Já que não fazia sentido aquelas matérias, por que não falar no Instagram? Ela tem quase dez milhões de seguidores".
De acordo com Viviane Araújo, a decisão pela demissão de Adeilton foi da direção: "Isso não partiu de mim".
Mensagem para Viviane Araújo
Fiquei magoado, quem cala é cúmplice de uma situação. Eu desejo que ela faça tudo de bom por tudo o que representa. Houve falta de comunicação com os seguidores. Quem acusa tem que provar, e o oprimido precisa se justificar.
Apesar da decepção, ele deseja que Viviane brilhe profissionalmente e que ganhe o "Super Dança dos Famosos" se for para acontecer. "O universo mostra o que a gente propaga. Sou muito espiritualista. Que ela trilhe o caminho dela com muita paz, muita luz", afirma. Mas ele dá um aviso: "A gente precisa se manifestar diante das situações".
A apresentação que deu errada
Não satisfeito com a primeira justificativa para a sua demissão, Adeilton procurou a direção da Globo para entender o que poderia ter acontecido. Uma reunião foi marcada e, de acordo com o bailarino, foi dito que ele havia desobedecido um pedido para mudar a "pegada" da coreografia. Uma versão diferente daquela dita no primeiro telefonema.
Segundo o dançarino, em nenhum momento do ensaio ele recebeu esta solicitação — somente no dia da passagem geral, no estúdio da emissora, uma hora antes da apresentação oficial para os jurados. O que aconteceu naquele dia?
A minha parceira ficou muito desestabilizada no reconhecimento do espaço porque a gente faz ensaio em uma sala e fomos para o estúdio. Óbvio que causaria nervosismo. O diretor pediu para mudar as pegadas porque não estava dando certo antes de nos apresentarmos.
Adeilton avisou Viviane de que seria preciso trocar os movimentos e, segundo ele, a atriz voltou a demonstrar nervosismo com a mudança de última hora. A dupla não conseguiu realizar uma performance suficientemente boa para superar Paolla Oliveira e o professor Leandro Azevedo, e acabaram indo para a repescagem.
Ela falou, 'não fui bem, né, parceiro?' Respondi: 'Nós não fomos bem. Está tranquilo'. Erramos para acertar. Estou no fogo para me queimar com ela. Senti que rolou uma insatisfação dela, mas conversamos e passou.
Dias difíceis: "Que isso não manche a minha imagem'
Vivo um dia de cada vez. Diante de tudo o que aconteceu, tive discernimento para processar e levar coisas boas. Estou cuidando da minha sanidade mental. Ainda é um assunto que me machuca muito. Não é só um sonho meu. A minha arte é muito mais política. Eu trabalho para que as pessoas acreditem que podem também.
Adeilton relata que após ser desligado ficou por três dias em casa em "estado de tristeza profunda", em suas palavras. Além das dificuldades do desemprego, bateu o receio de como aquilo poderia tê-lo prejudicado profissionalmente.
Tudo o que ele quer, agora, é dançar como sempre fez: "Espero conseguir trabalhar com a minha dança e que seja visto de uma outra maneira. Isso colocou minha profissão em jogo".
A televisão credibiliza muito o artista e as pessoas acreditam no veículo de comunicação. Que todos que presenciaram isso, acreditem que eu fui um excelente profissional. Que eu consiga comover as pessoas com a minha arte e que minha vida volte ao normal. Que isso não manche a minha imagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.