Topo

Pocah rebate fala de Tirullipa sobre perdão a DJ Ivis: 'Quem perdoa é Deus'

Pocah rebate fala de Tirullipa sobre o caso de DJ Ivis - Reprodução/Instagram
Pocah rebate fala de Tirullipa sobre o caso de DJ Ivis Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

17/07/2021 16h02Atualizada em 17/07/2021 17h37

A cantora Pocah, ex-participante do "BBB 21", comentou uma fala do humorista Tirullipa sobre o caso de DJ Ivis, preso na última semana, investigado por lesão corporal após agredir a mulher, Pamella Holanda. Em um vídeo publicado no Instagram, ele falou sobre perdão e a possibilidade de transformação do produtor:

Quem perdoa é Deus. Eu já perdoei agressor e o que eu recebi em troca? Mais porrada! Não é justo isso que ele fez, mas Deus vai tocar ele. Eu tenho certeza que esse cara vai voltar transformado um dia e a gente vai dar outra oportunidade sim, porque o mundo é de oportunidades. Tem que perdoar, o mundo é do perdão. Jesus morreu na cruz por nós e perdoou todos os nossos pecados. Seja como Jesus foi, faça como Jesus fez. Tirullipa

Hoje, no story, Pocah rebateu o comediante e desabafou sobre sua própria experiência com a violência doméstica, relatando que foi agredida durante a gravidez.

Eu entendo o pensamento do Tirullipa, porque eu também já pensei assim. Eu achava que Deus iria transformar a pessoa que me agredia até porque o meu agressor dizia que estava sendo usado pelo diabo e que não queria me agredir e me chutar numa escada quando eu estava grávida de 7 meses ou quase me cegar do olho esquerdo. Eu achava que toda aquela humilhação era um testemunho pra no futuro dizer: 'Deus mudou a minha vida e restaurou a minha família' [...] Mas ele não parava. Fez com mulheres antes de mim e outras depois de mim. Quando essa mudança vai ocorrer? Quando a pessoa quiser a mudança verdadeiramente. Pocah

"Eu acredito, sim, que Deus transforma, mas bem longe de mim, sem ouvir falar, ou consumir o trabalho dessa pessoa. Todo mundo merece uma segunda chance, mas para mim, a chance de um agressor é ainda estar vivo e pagar pelo que causou na mente e no corpo de uma mulher que nunca mais vai esquecer o pesadelo que é sofrer violência doméstica", acrescentou a ex-BBB.

"Hoje, eu agradeço a Deus pela transformação na minha vida, agradeço por estar viva e poder testemunhar que eu venci! Mas ainda dó muito pensar que assim como eu, muitas mulheres já sofreram ou ainda sofrem de violência doméstica. Denuncie, ligue 180, se for necessário exponha nas redes sociais, sim! Coloca no jornal! Faz um sinal de fogo! Mas não se acomode com essa vida! Se eu venci, você também pode. 'Quem perdoa é Deus' e cadeia é pouco!", finalizou Pocah.

Além da funkeira, famosos como o cantor Tico Santa Cruz também rebateram a fala de Tirullipa. Em um vídeo publicado no Instagram, o rockeiro alertou para os números crescentes de violência contra a mulher e para o uso do discurso religioso:

Deus é amor, então não faz o menor sentido uma pessoa entrar em uma escalada de violência a ponto de agredir a esposa na frente da sogra e do bebê, aí depois que é descoberto, perde dinheiro, contratos, parcerias, vem falar de Deus. Assim como o outro lá comediante vir usar a palavra de Deus e ainda usar o argumento das filhas. Meu amigo, a luta da violência doméstica, da violência contra a mulher, não é por ter filha, mãe ou avó. É porque são as mulheres vítima de violência historicamente. Isso aí que vocês fazem é para conseguir seguidor, para parecer bonzinho, gente boa. Não há mais espaço para esse tipo de correlação. Então, Tirullipa, faz a sua gracinha em outro lugar, irmão. No palco, no picadero. Você tem 26 milhões de seguidores. Tico Santa Cruz

O humorista foi alvo de críticas de internautas nas redes sociais, e hoje, no story do Instagram, se manifestou novamente explicando sua mensagem do vídeo que gerou a polêmica:

Eu fui o primeiro a se manifestar, fui o primeiro a entrar nas redes sociais por causa das minhas filhas, não achei justo o que ele fez e fui o primeiro a atacá-lo. [...] Até o momento dele ser preso, eu não comentei mais nada. Depois que ele foi preso, eu disse: 'Gente, agora é a Justiça, deixe ele pagar'. Pessoal queria atacar ele, bater, gritar, muita gente na rua aqui no Ceará. Gente, ele vai pagar e vai pagar caro por isso. Tomara que ele aprenda a lição e volte transformado. Tirullipa

"No meu entendimento cristão, com Jesus, nós viemos ao mundo para perdoar, para termos um coração generosos, para sermos generosos como Jesus foi com a gente. [...] Acho que a questão de uma nova chance só depende da pessoa, só do DJ Ivis, não é a gente que vai dar, é ele que vai construir isso com a sua mudança. Isso eu falei um dia, se acontecer. Se não, vai continuar pagando, sofrendo", acrescentou Tirullipa.

"Mas a pessoa em si tem que liberar o perdão, do ódio, da ira, de querer matar. Violência gera violência. [...] Libera o perdão, não quer dizer que você está dando outra chance, não. Não liberar o perdão faz mal dentro da gente mesmo", finalizou o humorista.

Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 180 e denuncie.

Casos de violência doméstica são, na maior parte das vezes, cometidos por parceiros ou ex-companheiros das mulheres, mas a Lei Maria da Penha também pode ser aplicada em agressões cometidas por familiares.

Também é possível realizar denúncias pelo número 180 — a Central de Atendimento à Mulher, que funciona em todo o país e no exterior, 24 horas por dia. A ligação é gratuita. O serviço recebe denúncias, dá orientação de especialistas e faz encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. O contato também pode ser feito pelo WhatsApp no número (61) 99656-5008.

A denúncia também pode ser feita pelo Disque 100, que apura violações aos direitos humanos.

Há ainda o aplicativo Direitos Humanos Brasil e a página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Vítimas de violência doméstica podem fazer a denúncia em até seis meses.

Caso esteja se sentindo em risco, a vítima pode solicitar uma medida protetiva de urgência.