Topo

Urach pede para bispo Macedo parar com fogueira santa na Universal: 'Crime'

Andressa Urach pede para a Universal não pegar bens dos fiéis Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/07/2021 00h58Atualizada em 20/07/2021 03h14

Andressa Urach compartilhou com seus seguidores, no fim da noite de ontem e o início da madrugada de hoje, um longo desabafo contra o Bispo Edir Macedo e a Igreja Universal por terem a deixado desamparada após doar quase todos os seus bens durante o rito da fogueira santa. Ela, inclusive, clamou para a instituição religiosa parar de receber o patrimônio de seus participantes.

Através dos stories, no Instagram, a apresentadora, inicialmente, pediu desculpas por criticar pastores e as pessoas que tomaram a decisão de deixar a Universal quando estava atuante na igreja. Ela diz hoje entender que eles acordaram e não 'deixaram mais ser manipulados'.

"Vocês só não aceitaram mais serem manipulados. Então, quero pedir perdão porque um dia eu julguei vocês e, hoje, eu entendo o que é ser bloqueado pelos ex-membros. Eu entendo o que é ser chamado de pombagira, de coisas horríveis, de dizer que a gente vai ficar sete vezes pior. Tô fazendo esse vídeo justamente porque graças a Deus já passou bastante tempo. Eu trabalhei muito o perdão", declarou.

Em seguida, Urach implorou para o bispo Edir Macedo parar de realizar o rito da fogueira santa, onde os membros da comunidade fazem as doações de seus bens, na instituição. Ela relatou ter chegado no fundo do poço após entregar quase todos os seus bens a Universal e não recebeu nenhum amparo para se reerguer.

Eu queria pedir para o senhor parar com a fogueira santa, bispo. Pede o dízimo só, porque eu fui demitida da Record com uma mão na frente e outra atrás depois de ter dado o meu Isaac. E foi injusto, sim, porque eu não deixei a desejar no meu trabalho, cumpri [tudo] e implorei ajuda de vocês da igreja. Eu disse: 'eu não tenho dinheiro, não sei o que fazer na minha vida'. Eu sabia ser apresentadora de TV ou nem consigo nem falar, porque me dói e eu pedi ajuda. Bispo, eu pedi, eu implorei e disse 'pelo menos me devolve uma parte do dinheiro para abrir algum negócio' porque eu não pensava em mim, só em Deus. Eu disse: 'por favor, me devolve pelo menos uma parte do que eu doei porque não tenho como sustentar meu filho'. Eu pedi ajuda para a sua filha, a Cristiane Cardoso, e ela disse que o senhor não tinha nada a ver com isso. E aí fiquei pensando assim: 'e a minha alma tudo bem eu ir para o inferno porque eu não sabia fazer outra coisa...Não faça mais a fogueira santa porque isso é um crime.

A ex-funcionária da RecordTV ainda declarou que entrou com uma ação na Justiça para solicitar a devolução do valor de R$ 2 milhões doado a instituição religiosa e comemorou ter conseguido dar a volta por cima depois de ter achado que teria de voltar a prostituição.

"Graça a Deus, Deus não me desamparou, meu amigo me perdoou e me ajudou e não voltei ao puteiro. [Jesus] colocou um homem de Deus na minha vida que me incentivou a fazer cursos para ter uma profissão digna", afirmou.

O UOL procurou a Universal e o texto será atualizado caso haja retorno.

Veja o desabafo completo feito por Andressa Urach nas redes sociais:

Pedido de perdão:

Oi, gente. Tudo bem? Tô fazendo esses stories porque acho que chegou a hora de pedir perdão para os ex-pastores, ex-esposas de pastores e ex-membros da Igreja Universal por um dia julgar vocês, por achar que vocês eram como Lúcifer, né, pessoas rebeldes, anjos caídos. Cheguei uma vez ainda a citar alguns pastores porque eles estavam falando tudo o que acontece na igreja Universal, onde estavam falando a verdade, mas a gente é ensinado lá que quando mais a gente é perseguido, é de Deus e os perseguidores do diabo.

Acho que a verdade, por pior que ela seja, tem que ser dita. Não é questão de ingratidão, pelo contrário, a gente tem que ser grato a Jesus e não a um CNPJ. Então, eu queria pedir perdão porque vocês são almas preciosas pra Deus. Vocês só não aceitaram mais serem manipulados. Então, quero pedir perdão porque um dia eu julguei vocês e, hoje, eu entendo o que é ser bloqueado pelos ex-membros. Eu entendo o que é ser chamado de pombagira, de coisas horríveis, de dizer que a gente vai ficar sete vezes pior. Tô fazendo esse vídeo, justamente, porque graças a Deus já passou bastante tempo e trabalhei muito o perdão.

Acho que vocês se recordam que no ano passado eu relatei que eu tava lutando com uma mágoa de uma pessoa de dentro da Igreja Universal que eu poderia destruir a vida dela, mas é isso que ela quer. Eu ainda acredito que ela me derrubou porque ela queria o poder, porque eu seria do diabo, né, por estar falando mal dessa pessoa e ela seria de Deus... Então, se eu falasse a verdade sobre essa pessoa, pra ela e outras pessoas da igreja, eu seria do diabo e ela de Deus. Só que eu entendo que cada um dá o que tem e essa pessoa não conhece Jesus. Só consegue ter misericórdia quem um dia precisou dela. Então, eu posso te dizer assim, do fundo do meu coração, que eu te perdoou e oro por você. Que Deus tenha misericórdia de você porque, querida, não derrubou só a mim, mas muitas esposas de pastores. Eu tenho amigas que estão muito feridas que oro pela alma delas, porque graças a Deus eu passei por uma experiência de quase morte em 2014, onde vi minha alma saindo do corpo, onde eu sei que existe um depois, eu sei que Deus é vivo, eu amo Jesus mais que tudo na minha vida. Se eu não tivesse passado por isso, por ver tamanha maldade, frieza nas palavras de algumas pessoas que dizem ter o espírito santo, mas matam almas falando que estão ganhando almas sem se importar com milhares de almas que estão são levadas para o inferno.

Eu acredito na Justiça de Deus e acredito que no dia do julgamento dessas pessoas, Deus vai cobrar porque quando eu entreguei o meu uniforme de obreira me doeu muito, porque eu amava a obra de Deus, eu amo Jesus. Desde 2014, eu queria servir a Deus 100% e Deus conhece meu coração. Só que eu não concordava com coisas que estavam sendo impostas e Deus sabe tudo o que eu passei. Você não se vingar é difícil. Você tem que amar muito Jesus. Olha, a velha Andressa, eu às vezes olho pra mim e falo 'obrigado pela misericórdia' porque perdoar é um dom de Deus. Eu continuo amando Jesus e graças a Deus consegui vencer essa mágoa que me machucou muito, me rasgou e quase me levou ao fundo do poço por causa do ódio. Eu tava com ódio, queria me vingar, queria mostrar a verdade, mas eu acreditava que se eu mostrasse a verdade, seria como Lúcifer, seria o diabo. Vi que essa que me derrubou, na verdade, queria provar para as pessoas envolvidas o quanto ela é de Deus e o quanto eu seria do diabo e estaria contra a obra do espírito santo. Eles usam muito nome de Jesus, o espírito santo.

Eu queria pedir perdão para ex-esposas de pastor, para os pastores que saíram da obra do Universal. porque a gente que sai da Universal, a gente aprende que quando a gente está lá dentro não pode frequentar outra igreja porque estaria misturando os vinhos. Então, a gente aprende a ficar só na Universal e fica com medo de sair por estar desobedecendo a Deus.

Recado para Edir Macedo:

Eu queria pedir perdão e mandar um recado ao bispo Macedo já que a gente não teve a oportunidade de conversar. O senhor sabe que a primeira vez que nos conhecemos, o senhor deu uma orientação para me afastar de um amigo gay e eu obedeci mesmo amando ele por amor a Deus. Naquele momento, eu fui abraçada pela igreja pela minha obediência de sacrificar a pessoa que eu amava. Anos depois, o senhor sabe disso, infelizmente, eu acabei desobedecendo por casar com o pai do meu filho e tentar reconstruir o meu casamento, já que eu acreditava que ele era o marido que Deus tinha preparado para mim por ser o pai do meu filho. Tentei reconstruir meu casamento, mas a orientação é que eu não me casasse com ele porque não era da Universal e o senhor sabe disso porque é verdade. Eu sofri as consequências da desobediência, né? Fui demitida da Record, mas graças a Deus naquela época eu tinha aplicações e podia me sustentar. Eu aprendi a viver com menos, voltei para o Rio Grande do Sul e tinha medo de me perder. Eu não queria perder a minha alma porque eu sabia que o inferno era real.

Então, bispo, eu desobedeci na época, casei com o pai do meu filho e sofri as consequências da desobediência. Então, tudo bem, eu tinha que colher o que tinha plantado, mas continuei fiel e obedecendo aqui. Eu queria falar de Jesus 24 horas, mas talvez o senhor não saiba de algumas coisas. Fui orientada a não falar de Jesus nas minhas redes sociais e ficava pensando: 'mas fui chamada para falar com Jesus'. Aí, depois, quando eu conversei com essa pessoa, na época tive a oportunidade, e ela negou na minha cara dizendo que não, que não tinha falado isso, mas Deus sabe a verdade.

Veto a menção de Jesus na RecordTV:

Pra avisar o senhor também que enquanto eu estava na Record, eu quase perdi o meu emprego porque eu queria levar as pessoas para a igreja, eu queria falar de Jesus no ao vivo e não podia falar de Jesus. Muitas coisas aconteceram, bispo. A gente é ensinado que o justo não se justifica, mas acredito que o senhor como líder da Universal precisa saber o que está acontecendo e acredita que a obra é do espírito santo.

Doação dos bens a Universal:

Bispo, eu queria falar uma coisa pra senhor e pedir: se o senhor tem amor pelas almas, não faz a fogueira santa, não faz, porque eu fui ao fundo do poço por causa da fogueira santa, bispo. Tudo bem o dizimo pra obra de Deus crescer, acho justo, mas, na fogueira santa, você tira o chão dos seus pés, você dá o seu Isaac, quase me levou para o inferno, porque eu dei tudo para Deus. Tudo o que Deus me deu eu devido para Deus.

Aí, bispo, eu fui orientada a ir para a política e disse que não tava preparada porque não queria me perder, não me achava madura suficiente para algo que não entendia. E mais uma vez, então, eu estaria desobedecendo, não é mesmo? Então, mais uma vez teria que colher os frutos da desobediência. O que aconteceu? Eu fui expulsa de grupos, fui bastante humilhada, eu fui tratada como demônio, pombagira, sem ter dado motivos por que até, então, eu não tinha cometido pecado algum. Eu vivia em obediência, em sacrifício, tinha recém-doado o meu salário na fogueira santa e ainda fiquei devendo no cartão de crédito porque não tinha dinheiro para pagar as contas, porque tinha feito o meu sacrifício. Tinha doado todos os meus carros, todo o meu patrimônio e só sobrou minha casa que por pouco não doei. O senhor sabe o quanto eu desejava servir a Deus no altar e para servir a Deus no altar a gente não podia ter nada no nosso nome. Eu não dei nada para a minha mãe, não dei casa para a minha mãe porque eu pensava primeiro em Deus, pra obra de Deus crescer e Jesus voltar.

Acreditava no meu chamado. Eu gastei com exame de sangue porque estava nas aulinhas de missionária até que uma pessoa me disse que eu era mais útil fora da igreja do que dentro da igreja. E eu disse: 'o quê? Eu sou um objeto? Por que eu sou mais útil na política do que falando de Jesus? O homem pode definir o meu chamado?'. Bispo, eu sei que Jesus existe, eu sei que todos nós vamos passar pelo julgamento e quero dizer para o senhor que depois de seis anos, depois de ter obedecido na fogueira santa e ter sacrificado tudo para Deus, fui, literalmente, chutada da igreja, né, com uma mão na frente e outra atrás.

Pedido pelo fim da fogueira santa:

Eu queria pedir para o senhor parar com a fogueira santa, bispo. Pede o dízimo só, porque eu fui demitida da Record com uma mão na frente e outra atrás depois de ter dado o meu Isaac. Foi injusto, sim, porque eu não deixei a desejar no meu trabalho, cumpri [tudo] e implorei ajuda de vocês da igreja. Eu disse: 'eu não tenho dinheiro, não sei o que fazer na minha vida'. Eu sabia ser apresentadora de TV ou nem consigo nem falar, porque me dói e eu pedi ajuda. Bispo, eu pedi, implorei e disse 'pelo menos me devolve uma parte do dinheiro para abrir algum negócio' porque eu não pensava em mim, só em Deus. Eu disse: 'por favor, me devolve pelo menos uma parte do que eu doei porque não tenho como sustentar meu filho'. Eu pedi ajuda para a sua filha, a Cristiane Cardoso, e ela disse que o senhor não tinha nada a ver com isso.

E aí fiquei pensando assim: 'a minha alma tudo bem ir para o inferno porque eu não sabia fazer outra coisa. Acabei de ser demitida do meu trabalho com uma mão na frente e outra atrás sem ter pecado. Eu ia fazer o quê? Voltar para a prostituição? E a minha alma? E as milhares de almas que estavam caindo com a minha queda porque se converteram através do meu testemunho? O que vocês queriam? Que eu fosse exemplo de desobediência voltando para o puteiro?' Graças a Deus, Deus não me desamparou.

Não sei se foi o senhor que negou a igreja de me devolver uma parte das minhas doações, mas eu ouvi no dia para eu não trazer nada disso a público, eu tinha conversado tudo isso antes. Eles me disseram que não iam me devolver para abrir precedente para outras pessoas pedirem as doações. Tudo bem a minha alma ir para o inferno, né? Eu sou exemplo de desobediência, tudo bem voltar pro puteiro, mas Jesus teve misericórdia de mim e sabe quem me ajudou, bispo? A pessoa que o senhor me orientou que eu abrisse mão da amizade... Foi graças a ele num ato de desespero que eu não tô lá no puteiro. Deus teve tanta misericórdia de mim que colocou um homem de Deus, que é meu marido, que sabe da minha história e crê em Jesus. Deus não me desamparou.

Ação contra a Universal:

Então, bispo Macedo, vim até aqui falar com o senhor para que o senhor consiga entender o que aconteceu porque é muito fácil julgar as pessoas sem ouvir da boca delas o que está acontecendo. Bispo, eu peço pro senhor para parar com a fogueira santa. O senhor está levando almas para o inferno porque Deus não faz cair bênçãos sem medidas na nossa cabeça. No ato de desespero, a pessoa acaba dando tudo como eu dei e pode ficar até onde morar. Se não fosse a misericórdia de Deus, bispo, se não fosse o amigo que o senhor orientou a sacrificar, hoje, eu estaria dentro de um puteiro levando milhares de almas para o inferno. Então, foi isso que aconteceu e eu entrei na Justiça contra a igreja pedindo os R$ 2 milhões de volta porque eu não acho justo a fogueira santa. Acho justo, sim, o dízimo, mas a fogueira santa não é justa. Então, se o senhor diz que tem o espírito santo, que a Universal é a obra de Deus, não faça mais a fogueira santa porque isso é um crime. Bispo, aquele que pode fazer o bem e comete o pecado, eu queria deixar para o senhor refletir que é um homem inteligente.

Quem me ajudou foi aquela pessoa que lá trás eu abri mão em obediência ao senhor. Queria que o senhor refletisse. Que Deus abençoe e tenha misericórdia do senhor. Que o espírito santo dê sabedoria ao senhor pra parar com essa fogueira santa, porque na intenção de salvar almas milhares estão sendo levadas ao inferno por querer dar tudo a Deus. Eu fui uma delas por querer dar tudo a Deus que podia ter voltado para um puteiro e o senhor tava nem aí, né? Nem aí com a minha alma porque, afinal, ia abrir precedente para as pessoas pedir a devolução das doações na fogueira santa. É isso, bispo, é a verdade e o senhor sabe que é a verdade. Graça a Deus, Deus não me desamparou, meu amigo me perdoou e me ajudou e não voltei ao puteiro.

[Jesus] colocou um homem de Deus na minha vida que me incentivou a fazer cursos para ter uma profissão digna... Então, essa mensagem é pro senhor ouvir da minha boca porque talvez as informações tenham chegado ao senhor de outra maneira. Pede a direção do espírito santo, pede bastante porque se hoje eu estivesse dentro do inferno, levando outras pessoas dentro do inferno, pode ter certeza que o senhor estaria respondendo pelas almas, se foi o senhor que negou ajuda quando eu implorei para não cair em ato de desespero. Então, pare com a fogueira santa. Deus abençoe o senhor.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Urach pede para bispo Macedo parar com fogueira santa na Universal: 'Crime' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


TV e Famosos


Tá Bombando!