Topo

Homem confessa fraude contra ídolo pop chinês acusado de estupro

Cantor e ator chinês Kris Wu é acusado de estupro - VCG/VCG via Getty Images
Cantor e ator chinês Kris Wu é acusado de estupro Imagem: VCG/VCG via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/07/2021 09h18

Um homem identificado apenas por seu sobrenome, Liu, confessou ter cometido fraude na acusação de estupro a Kris Wu, ídolo chinês que ficou conhecido como integrante do grupo K-Pop sino-sul-coreano EXO antes de seguir carreira solo.

No início do mês, a estudante Du Meizhu, de 19 anos, afirmou ter sido alcoolizada e estuprada pelo cantor quando tinha 17 anos. Segundo ela, outras adolescentes teriam sido vítimas.

De acordo com um comunicado da polícia de Pequim na quinta-feira, Du e Kris Wu foram enganados e transferiram dinheiro para Liu, que estava se aproveitando do escândalo.

Em junho, Liu se aproximou de Du fingindo ser uma das garotas sexualmente abusadas pelo cantor. Dessa forma, conseguiu obter detalhes da história e usou essas informações para chantagear Kris Wu.

Ele se passou por um advogado e convenceu a mãe do astro chinês a lhe transferir 500 mil yuans, o equivalente a cerca de 400 mil reais. Liu confessou que ainda tentou extorquir mais 2,5 milhões de yuans (2,2 milhões de reais), mas não conseguiu.

Ao mesmo tempo, o homem fingia ser o advogado de Kris Wu para enganar Du.

Segundo o comunicado do Departamento de Segurança Pública de Pequim, Liu foi preso no domingo em Nantong, perto de Xangai, depois que a mãe do cantor queixou-se à polícia de que a família havia sido extorquida.

Polícia confirmou relação entre Wu e Du

De acordo com um comunicado da polícia de Pequim, o agente de Kris Wu pediu a Du Meizhu que fosse à casa do cantor de 30 anos em 5 de dezembro, com o pretexto de selecioná-la para aparecer em um videoclipe.

Mais de dez pessoas jogaram e beberam em sua casa naquele dia. O artista e a estudante fizeram sexo naquela noite, de acordo com o comunicado da polícia, e Kris Wu transferiu 32.000 yuans (25 mil reais) para Du para compras online em 8 de dezembro. Os dois continuaram a se comunicar no WeChat, plataforma de mensagens instantâneas da China, até abril.

A investigação policial contradiz diretamente a única declaração pública que Kris Wu divulgou sobre a alegação de estupro de Du em sua conta oficial no Weibo, o equivalente chinês do Twitter, em 19 de julho.

No post, ele disse que só encontrou Du uma vez em dezembro passado.

Eu só vi Du uma vez em uma reunião de amigos em 5 de dezembro de 2020. Eu não fiz [as pessoas] beberem, não confisquei o telefone de ninguém [...] Eu tenho a responsabilidade legal por todas as minhas palavras. disse Kris Wu

Na sexta-feira, a Louis Vuitton anunciou que encerrou seu relacionamento com Kris Wu, que era embaixador da marca desde 2018. Várias outras marcas chinesas e globais haviam anunciado anteriormente que haviam cortado os laços com ele.

A polícia disse que ainda estava investigando as alegações de que o cantor havia estuprado outras mulheres. "Vamos atuar mais tarde de acordo com o resultado da investigação. Até agora, não recebemos nenhum relato de Du [sobre Wu ter estuprado outras mulheres] ou de outras [mulheres] ".