Topo

Gil do Vigor critica governo por descaso com a ciência: 'Capítulo infeliz'

Gil do Vigor criticou "descaso" do governo com a ciência - Reprodução/TV Globo
Gil do Vigor criticou "descaso" do governo com a ciência Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL

27/07/2021 17h49

O economista Gilberto Nogueira, conhecido como Gil do Vigor, criticou o governo brasileiro devido ao "apagão" ocorrido na Plataforma Lattes motivado por uma falha no servidor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicos).

Por meio de seu perfil nas redes sociais, o pernambucano, que durante participação no "BBB 21" se posicionou em defesa da Ciência e dos pesquisadores brasileiros, disse que o episódio marca "mais um capítulo infeliz", e lamentou o "descaso" do governo com a área.

"Hoje o descaso com a ciência brasileira tem mais um capítulo infeliz! O recente apagão no servidor do CNPq reflete falhas inadmissíveis da gestão brasileira, dos governantes e seus envolvidos", afirmou o economista em seu perfil no Twitter.

"Infelizmente, pode ter sido perdido o trabalho de professores, alunos e pesquisadores, pois, não havia sequer um backup mínimo no servidor da plataforma Lattes", continuou. "É grave. É retrocesso. Estamos falando do trabalho árduo de milhares de brasileiros. Ciência brasileira salva vidas, mas parece que nosso governo atual não tem interesse por vidas e nem conhecimento", completou Gilberto, que viajará em agosto para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde fará seu PhD.

Entenda

Os sistemas do CNPq, agência federal de fomento à pesquisa, estão fora do ar desde o final de semana. Devido à indisponibilidade, professores e pesquisadores de todo o país não conseguem ter acesso à plataforma, que agrupa as informações dos pesquisadores, além dos trabalhos desenvolvidos.

O CNPq é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pelo fomento à pesquisa e pelo pagamento de bolsas a cientistas em todo o Brasil. Em comunicado, o CNPq disse que já identificou o problema e afirmou que os dados não serão perdidos.

De acordo com o órgão, por causa da indisponibilidade do sistema, todos os prazos de editais estão suspensos e serão prorrogados.