PUBLICIDADE
Topo

Elton John acusa DaBaby de 'alimentar estigma' sobre o HIV em discurso

Elton John rebate falas preconceituosas de DaBaby - Reprodução/Instagram
Elton John rebate falas preconceituosas de DaBaby Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, no Rio

28/07/2021 15h39

O cantor Elton John, de 74 anos, rebateu uma declarações preconceituosas feitas pelo rapper DaBaby em um show em Miami, Estados Unidos, no último final semana, acusando o artista de 29 anos de "alimentar estigma e discriminação sobre o HIV".

Em sua apresentação no festival Rolling Loud, DaBaby causou polêmica ao pedir para os fãs iluminarem o palco com as lanternas. "Se você apareceu hoje aqui com HIV, AIDS ou qualquer uma dessas doenças sexualmente transmissíveis, isso vai fazer você morrer em duas ou três semanas, então coloque a luz do seu celular para o alto", disse ele na ocasião.

O rapper continuou as ofensas: "Senhoras, se sua b... cheira bem, coloque a luz do seu celular para o alto. Mano, se você não está chupando p... no estacionamento, coloque a luz do seu celular para o alto".

Elton John, que tem uma instituição voltada ao combate contra o HIV, se pronunciou através de seu Instagram, rebatendo as falas de DaBaby com números e fatos sobre o vírus:

Ficamos chocados ao ler sobre a desinformação sobre HIV e declarações homofóbicas feitas em um show recente da DaBaby. Isso alimenta o estigma e a discriminação e é o oposto do que nosso mundo precisa para combater a epidemia de AIDS. O HIV afetou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo: homens, mulheres, crianças e as pessoas mais vulneráveis em nossas comunidades. Elton John

"Nos Estados Unidos, um homem negro gay tem 50% de chance de contrair o HIV. O estigma e a vergonha em torno do HIV e da homossexualidade são um grande impulsionador dessa vulnerabilidade. Precisamos quebrar os mitos e julgamentos e não alimentá-los. [...] Como músicos, devemos espalhar compaixão e amor pelas pessoas mais marginalizadas em nossas comunidades", acrescentou ele.

O vídeo do show de DaBaby repercutiu nas redes sociais com críticas ao rapper que, segundo a Hip Hop DX, tentou se explicar através de uma live no Instagram, afirmando que estava interagindo com seu público, "gay ou hétero ou maldito que eles sejam".