Topo

Schmütz detona artistas: 'Não deveriam estar em Cannes, e sim em cana'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/07/2021 13h04Atualizada em 31/07/2021 16h48

A atriz Samantha Schmütz criticou artistas após omissão sobre o incêndio numa das sedes da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, ontem (29). O fogo se iniciou em uma sala de acervo histórico de filmes durante uma manutenção de ar condicionado e se alastrou para mais duas salas.

Em seu Instagram, a artista alfinetou atores que não comentaram sobre o ocorrido no espaço, que abrigava registros históricos da TV Tupi, do Canal 100, entre outros.

"Cara, é muito triste o que está acontecendo com o nosso cinema, com a nossa cultura. Fico pensando que as pessoas, os artistas que apoiam esse governo, que ajudaram a eleger esse governo, que fazem cinema, estão quietas", disse Samantha.

Além do silêncio de alguns de seus colegas, Samantha criticou o descaso com o cinema nacional.

Essas pessoas, que usurpam da arte para fazer somente coisas periféricas, usam da arte somente para fazer publis, capas, presenças, eventos, mas não estão nem aí para o cinema nacional... Essas pessoas deveriam ter vergonha na cara e nunca mais pisar em um set de filmagens, nem para fazer figuração.

Ainda em seus stories, a atriz deu indiretas a artistas brasileiras que estiveram em Cannes. Entre os nomes a desfilarem no tapete vermelho do Festival de Cinema francês, um dos mais importantes do mundo, estavam Marina Ruy Barbosa e Bruna Linzmeyer. Samantha não deixou claro sobre quem estava falando:

Cadê as beldades que estavam em Cannes desfilando seus colares? Atrizes, modelos, cadê, gente? Vocês, lindas, que foram para Cannes? Vocês têm milhões de seguidores, são maravilhosas. Vão para lá, desfilam vestidos de marca. Pessoas vão para Cannes representar o cinema brasileiro, mas nunca venderam um ingresso. Vamos acordar, está tudo errado! Parem, acordem! Parem de pensar só no seu umbigo e em sua conta bancária.


Por fim, Samantha disse: "Eu acho muito covarde. Meu sonho é que pseudoartistas não ocupem lugar de verdadeiros artistas. Em vez de estar em Cannes, vocês deveriam estar em cana. É isso o que eu acho. Presos por omissão, por colaborar e serem coniventes com a destruição, com o sucateamento da nossa profissão", concluiu.

Recentemente, Samantha Schmütz bloqueou um amigo por seguir Bolsonaro no Twitter.