Topo

Whindersson homenageia pais que perderam filhos: 'Sintam-se abraçados'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/08/2021 13h16Atualizada em 09/08/2021 15h09

Whindersson Nunes escreveu um longo texto sobre a experiência de perder um filho e se solidarizou com os pais que viveram a mesma situação. O humorista perdeu o filho João Miguel em maio, após um parto prematuro.

"Hoje também é dia dos pais para quem está sem o seu filho, você não deixa de ser quando Deus adota", iniciou Whindersson.

Em seguida, o Youtuber afirma que pais realmente só conhecem o filho após o nascimento — diferente das mães.

A mãe quando olha pro bebê parece saber exatamente como seria, pro pai é uma explosão de novidades. Eu tinha vergonha de dizer 'oi, filho', porque eu realmente tava conhecendo ele ali.

Whindersson relata o medo e a preocupação que sentiu ao ver João Miguel sendo cuidado por outras pessoas.

Eu olhava as enfermeiras manipulando e eu queria falar para terem cuidado com ele, porque a pele dele era sensível, eu queria dizer como pegar nele, pra ter cuidado. Enfim, seu filho passando de mão em mão e nenhuma é sua, porque naquele momento a sua é um risco. Era como se meu cérebro dissesse 'profissionais são humanos, humanos erram, e eu não posso deixar um erro acontecer aqui'.

Ele diz hoje entender os conselhos de seu pai e revela arrependimento de não ter aproveitado ainda mais o curto tempo que teve com o filho.

Por último, o arrependimento, aquele de não ter passado mais tempo, de não ter aproveitado mais, o que mais existia de tão importante pra eu não ter ficado todo tempo que podia com ele. Por que eu não fiquei todo tempo que podia?

O humorista ainda lamentou a falta de apoio existente para pais que perdem os filhos.

Não há grupos de apoio para nós, pelo menos ninguém me mostra. Nós não nos encontramos para chorar juntos, pelo menos ninguém me chama. Pouco importa o "amor incondicional" que diziam que íamos ter depois que nascesse, jogaram ele na sua mão e ninguém liga. E ai de nós se passarmos 1 ano procurando uma resposta. Não há estatísticas nem estudos, não sabemos nada que se desenvolve por passar por isso, nem a porcentagem de nós que fica perturbada depois disso.

Em apoio a esses pais, Whindersson diz entendê-los e afirma que "tudo vai ficar bem".

Pode chorar, pode ficar com medo. Eu sei que o tempo para quando devia correr, mas isso é só a forma como você lida com a sua percepção sobre o tempo. Você achando ou não que ele muda, ele passa na mesma velocidade. Então o que você tem que trabalhar é a paciência com você mesmo. Amar ao próximo como a ti mesmo fala mais do que se olhar no espelho e amar ou não o que você enxerga. É ter paciência com você.

Ele finaliza dizendo que apesar de tudo, não está triste no dia de hoje.

Eu não estou triste hoje, tô feliz porque meu pai está feliz pela minha existência, porque era o que eu desejava para o meu filho, mas ele está no melhor lugar. E hoje eu amo muito mais meu pai. Te amo, pai, que bom estar aqui para você! Sintam-se abraçados por mim. Feliz dia dos pais.

Em seguida, sua noiva, Maria Lina, também publicou um texto para o humorista em nome da criança.

"Nesse seu primeiro dia dos pais, quero te dizer que daqui de cima eu olho por você. A mamãe me disse ainda na barriga, que não poderia ter escolhido um pai melhor pra mim, tão dedicado, tão puro de coração, tão amoroso... Feliz dia dos pais, papai incrível! Eu e a mamãe amamos você", disse a estudante.