Topo

Mariana Ximenes elogia D. Pedro 2º como governante: 'Valorizava a ciência'

Mariana Ximenes exaltou figura de Dom Pedro 2º como líder defensor "da cultura e da ciência" - Reprodução/TV Globo
Mariana Ximenes exaltou figura de Dom Pedro 2º como líder defensor 'da cultura e da ciência' Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

10/08/2021 12h17Atualizada em 10/08/2021 12h21

A atriz Mariana Ximenes, a Condessa de Barral na novela "Nos Tempos do Imperador" (TV Globo), elogiou o imperador Dom Pedro 2º como "um bom governante" e como representante exemplar do país — mesmo que a família real tenha governado o Brasil com a instauração de uma monarquia e mantendo o regime de escravatura.

Em entrevista à Ana Maria Braga, Mariana fez uma crítica velada a quem não valoriza a ciência e a cultura, por seus feitos na área, como o financiamento de pesquisas e laboratórios, mas sem citar nomes de figuras políticas do Brasil atual.

A história do nosso país tem que ser mostrada sim. É curioso porque o Dom Pedro foi um representante do Brasil que valorizou muito a cultura, a ciência. É muito interessante a gente estar observando esse governante no dia de hoje. Vem num momento muito oportuno. Mariana Ximenes

Mariana Ximenes - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Mariana Ximenes na estreia de 'Nos Tempos do Imperador'
Imagem: Reprodução/Globoplay

A novela é a primeira produção novelística inédita lançada pela TV Globo, após a pandemia da covid-19. A trama traz Dom Pedro 2º vivido por Selton Mello e como ares de herói nacional.

ariana não citou as controversas que a monarquia, sob comando de Dom pedro 2º, mantinha no país.M

Dom Pedro 2º chegou ao poder monarca com o Golpe da Maioridade, que antecipou sua coroação antes dos 18 anos, e governou o Brasil por 49 anos. Ele tinha plenos poderes sobre o Brasil Império.

Na época, a escravatura foi mantida até a abolição, em 1888. Outras leis, ao longo do tempo e por pressão da Inglaterra, foram colocadas para que o tráfico de escravizados diminuísse — mas não acabasse.

Mais cedo, Ana Maria Braga reforçou a tese de um Dom Pedro 2º heroico, mesmo com as discussões sobre estátuas que enaltecem figuras com passado racista. A apresentadora disse que a época era uma "tentativa" de "civilizar" o país.

O período teve o incentivo da vinda de imigrantes para assumir a mão de obra deixada pela população negra e "embranquecer" a sociedade.

Nos Tempos do Imperador - Divulgação/TV Globo/João Miguel Jr - Divulgação/TV Globo/João Miguel Jr
Dom Pedro II (Selton Mello) fica dividido entre o amor por Luísa (Mariana Ximenes) e o casamento com Teresa Cristina (Letícia Sabatella)
Imagem: Divulgação/TV Globo/João Miguel Jr