Mariana Ximenes elogia D. Pedro 2º como governante: 'Valorizava a ciência'
A atriz Mariana Ximenes, a Condessa de Barral na novela "Nos Tempos do Imperador" (TV Globo), elogiou o imperador Dom Pedro 2º como "um bom governante" e como representante exemplar do país — mesmo que a família real tenha governado o Brasil com a instauração de uma monarquia e mantendo o regime de escravatura.
Em entrevista à Ana Maria Braga, Mariana fez uma crítica velada a quem não valoriza a ciência e a cultura, por seus feitos na área, como o financiamento de pesquisas e laboratórios, mas sem citar nomes de figuras políticas do Brasil atual.
A história do nosso país tem que ser mostrada sim. É curioso porque o Dom Pedro foi um representante do Brasil que valorizou muito a cultura, a ciência. É muito interessante a gente estar observando esse governante no dia de hoje. Vem num momento muito oportuno. Mariana Ximenes
A novela é a primeira produção novelística inédita lançada pela TV Globo, após a pandemia da covid-19. A trama traz Dom Pedro 2º vivido por Selton Mello e como ares de herói nacional.
ariana não citou as controversas que a monarquia, sob comando de Dom pedro 2º, mantinha no país.M
Dom Pedro 2º chegou ao poder monarca com o Golpe da Maioridade, que antecipou sua coroação antes dos 18 anos, e governou o Brasil por 49 anos. Ele tinha plenos poderes sobre o Brasil Império.
Na época, a escravatura foi mantida até a abolição, em 1888. Outras leis, ao longo do tempo e por pressão da Inglaterra, foram colocadas para que o tráfico de escravizados diminuísse — mas não acabasse.
Mais cedo, Ana Maria Braga reforçou a tese de um Dom Pedro 2º heroico, mesmo com as discussões sobre estátuas que enaltecem figuras com passado racista. A apresentadora disse que a época era uma "tentativa" de "civilizar" o país.
O período teve o incentivo da vinda de imigrantes para assumir a mão de obra deixada pela população negra e "embranquecer" a sociedade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.