Topo

Paulo José deixou último trabalho em áudio: 'Ainda resta o que dizer'

Morre o ator e diretor Paulo José, aos 84 anos - João Miguel Júnior / TV Globo
Morre o ator e diretor Paulo José, aos 84 anos Imagem: João Miguel Júnior / TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/08/2021 14h55Atualizada em 12/08/2021 15h34

O ator Paulo José, morto ontem aos 84 anos devido a uma pneumonia, deixou seu último trabalho artístico gravado em um áudio para o projeto "Quer Ver, Escuta", do Grupo Galpão de Teatro.

O áudio foi divulgado pela coluna de Patrícia Kogut, do jornal "O Globo", na tarde de hoje. O ator foi diagnosticado com Parkinson —doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central e não tem cura—, em 1993. Mas seguiu trabalhando enquanto pôde. Em 2014 atuou na novela "Em Família" (Globo), interpretando um personagem que também tinha Parkinson. Foi seu último trabalho na TV. No cinema, foi homenageado com o documentário "Todos os Paulos do Mundo" em 2018, filme que revê sua carreira a partir dos filmes que protagonizou.

No áudio enviado ao grupo teatral, ele declama um texto sobre a vida.

Apesar de tudo, o impossível. Apesar de tudo, o que querem. Apesar de tudo já ter sido dito é preciso dizer tudo o que ainda está por se dizer. Estou aqui mais uma vez para dizer que ainda resta dizer o que quer que possa ser dito. Que ainda resta o que dizer. Porque querem que nada mais reste a dizer.

Ele continuou: "Querem deixar o que é para ser dito. Como quem se dizia toda e qualquer outra possibilidade que afete o possível. Estou aqui, então, dizendo o que ainda há para dizer. Mesmo que isso tudo seja dito. Digo o mesmo na vulnerabilidade que nos constitui. Da vulnerabilidade que nos desconcerta o medo", finalizou.

Morre o ator Paulo José; relembre momentos da sua carreira