Superstição? Como Tarcísio Meira escolheu o nome artístico
Tarcísio Pereira de Magalhães Sobrinho. Este era o nome de batismo do ator Tarcísio Meira —que morreu nesta quinta-feira (12), aos 85 anos, por conta da covid-19. Em entrevista ao programa "Conversa com Bial", em 2019, o artista contou como surgiu seu nome artístico, com 13 letras, assim como o de Glória Menezes, com quem foi casado por 59 anos.
"O Meira surgiu por parte de mãe, ela era Gonçalves Meira. Uma família paulista. Adotei o Meira por razões óbvias, Magalhães era muito complicado. Por coincidência tinha 13 letras, e os atores do meu tempo se preocupavam com isso. Muitos atores tinham 13 letras no nome", explicou Tarcísio, que com a ajuda de Pedro Bial relembrou outros grandes nomes artísticos com 13 letras: "Glória Menezes, Tarcísio Filho, Cacilda Becker e Sérgio Cardoso".
Apesar da contagem de letras parecer algo supersticioso, Tarcísio Meira já explicou —em entrevista ao "Jornal Extra", em 2012— que "nunca se preocupou com sorte ou azar".
"Muitos atores da nossa época têm nomes com 13 letras. Era moda... Se eu fosse me preocupar com a sorte ou com a falta dela, estaria perdido. Meu tio dizia que minha família foi amaldiçoada!", falou, na época. Ele conta: "Desde criança, ouvi que Tiradentes [Joaquim José da Silva Xavier, o líder da Inconfidência Mineira] é meu antepassado e que foi esquartejado e exibido em praça pública, sendo todos os seus descendentes amaldiçoados [risos]. Mas isso é outra história."
Na mesma entrevista ao jornal carioca, Glória Menezes também explicou sobre seu nome artístico com 13 letras: "Me chamo Nilcedes [Soares Magalhães], uma mistura dos nomes dos meus pais, José Nilo e Mercedes. Não dá para assinar assim, não é? Glória é Glória em qualquer língua. O Menezes vem das minhas origens portuguesas... E formou 13 letras!".
Internação por covid-19
Tarcísio Meira estava internado desde o dia 6 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por conta da covid-19.
O último boletim de saúde do ator, divulgado na terça-feira (10), afirmava que ele estava intubado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e passava por "diálise contínua" por problemas nos rins.
Glória Menezes, 86, também foi infectada pelo vírus, mas teve um quadro mais brando. Ela está no quarto, com "boa recuperação". Casados desde 1962, ambos receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus em março.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.