Topo

Biafra explica por que terá de mudar novamente a grafia do nome artístico

Biafra revela o desejo de mudar de nome - Reprodução/RecordTV
Biafra revela o desejo de mudar de nome Imagem: Reprodução/RecordTV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/08/2021 23h45Atualizada em 16/08/2021 00h01

Ídolo dos anos 1980, Biafra, de 63 anos, concedeu entrevista ao "Domingo Espetacular", da RecordTV, para falar da carreira, vida pessoal e explicar por que terá de fazer uma nova mudança na grafia de seu nome artístico.

Com 40 anos na carreira musical, Maurício Pinheiro Reis contou que o apelido nasceu de um bullying nos tempos de escola e relembrou que mudou a grafia do nome Biafra pela primeira, em 1998, para ser encontrado na internet.

Era Biafra com "i". As pessoas começaram a reclamar quando veio a internet que quando colocava Biafra caía na África. O Biafra com "i" surgiu de um bulllying do tempo daquela guerra na África, que chegavam fotos daquelas pessoas cadavéricas. Eu era muito magrinho, dava pra ver o coração batendo e me botaram o apelido de Biafra no colégio. Aí, botei como nome artístico, mas quando as pessoas procuravam na internet o Biafra com "i" caía na África Aí, ficou esse "y" pra diferenciar.

Entretanto, 23 anos após a mudança, o cantor precisará voltar a usar o nome com a grafia "i" em razão das plataformas digitais identificarem outro cantor quando se faz a busca do nome com a ortografia "y".

Agora vou ter de voltar para o "i" por causa das plataformas. Os algoritmos reconhecem que o Byafra com "y" é um outro cantor. Então, a gente tá tendo que modificar tudo de novo.

Fama de cantor romântico

Ao longo da carreira, Biafra lançou diversos sucessos, como "Seu nome", "Leão ferido" e "Helena", e ganhou a fama de cantor romântico. Ele, no entanto, diz que não foi o responsável pelo rótulo.

Olha só. Quem escolheu isso pra mim nem foi eu. Eu lancei o meu primeiro disco, tinha de vários tipos, e coloquei uma música em homenagem a minha namorada, a Helena. Eu comecei a fazer os programas de televisão de auditório e as meninas começaram a gritar quando me viam. Virei um cantor romântico.

Curiosidade

O cantor lembrou a vez que foi atingido por um paraquedista durante a gravação de um vídeo para o documento de Chacrinha. Ele disse que passou a ser procurado pelo Brasil inteiro em razão de uma mentira sobre ter ido para o hospital.

Eu comecei a cantar 'voar, voar, subir, subir' e veio um paraquedista maluco ali. Ele perdeu o controle, tava treinando e caiu em cima de mim. Aí, eu tomei aquele susto e o cara 'foi mal, foi mal'. Daqui a pouco, começa a chover telefonema de rádio do Brasil inteiro: 'ó, Biafra, soube que você sofreu um acidente e tá mal no hospital. O que aconteceu?'. Foi todo mundo me perguntando isso.

Projeto

Aos 63 anos, Biafra trabalho no lançamento de uma música especial em homenagem à mãe, dona Deuva Ivone. Ela morreu no ano passado em razão de complicações da covid-19.

Eu conto os últimos momentos em que ela tava viva se dirigindo a UTI. Eu peguei aquele momento e tentei colocar numa música foi muito dolorosa, chorava toda vez que eu escutava. Mas foi um momento muito verdadeiro. Arte combina com verdade.