Filha adotiva de Timóteo diz que mãe biológica tentou prejudicá-la em ação
Keyty Evelyn Timóteo, filha de Agnaldo Timóteo reconhecida pela Justiça, está feliz em ter o nome do artista na certidão de nascimento. Em entrevista ao "Domingo Espetacular", da RecordTV, a adolescente de 14 anos vibrou por receber o sobrenome do cantor e revelou que a mãe biológica ficou ao lado da irmã do artista durante a batalha nos tribunais.
"Eu estou muito feliz. Era o meu sonho e o do meu pai, que era me adotar, mesmo postumamente, infelizmente. Agora eu sou Keyty Evelyn Timóteo", declarou ela, que agradeceu Agnaldo por não desistir do processo.
Agora sou Keyty Evelyn Timóteo e tenho muito orgulho disso, e do meu pai também. Eu tinha muito orgulho dele. Mesmo depois que eu e a Zaya passamos lá na casa da barra, quando ele não estava mais presente.
Rutinete e Cícero Timóteo não aceitaram o fato de Keyty Evelyn ficar com 50% dos bens de Agnaldo, que morreu em abril deste ano aos 84 anos vítima da covid-19, e entraram na Justiça alegando que o irmão estava 'desorientado' na assinatura do último testamento.
Os irmãos brigaram com Keyty Evelyn mesmo com Agnaldo Timóteo ainda vivo. A filha adotiva lembrou que o irmão do artista afirmou que o AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido há dois anos, foi em razão de sua existência.
Foram com a família do meu pai, principalmente os irmãos, a Rutinete e o Cícero Timóteo. Eles faziam coisas, diziam coisas que nos magoavam. Em 2019, quando meu pai teve o AVC, o Cícero até falou para mim que o Agnaldo não era meu pai, que eles não tinham nada comigo eu não era nada da família. Ele disse que a culpa era minha e da dona Azaya. Fiquei abalada porque tudo que tinha se afastava. O único apoio que eu tinha era a Zaya.
Apesar das rusgas com a família do pai, Keyty Evelyn não esconde a alegria de ser reconhecida como filha de Agnaldo e se diz grata ao cantor pelos cuidados desde os dois anos.
"Uma sensação de alegria? Era o meu sonho e também o do meu pai, que finalmente se realizou. Então eu estou muito feliz e muito agradecida pelas pessoas que me ajudaram a conseguir isso", afirmou, e confessou sentir o desejo de abraçar o pai.
Eu agradeceria ele por tudo que me ensinou, por cuidar de mim e me criar. Se ele estivesse aqui, daria um beijo e um abraço nele. Ele finalmente é meu pai de verdade.
A adolescente já conta com a nova certidão de nascimento após a finalização do processo. Com a decisão da Justiça, Keyty deixa o nome da mãe biológica no registro de nascimento, passando a ter o nome de Agnaldo e dos avós paternos.
Ela quis me prejudicar e ficou do lado da Rutinete. Durante o meu crescimento, eu a vi pouquíssimas vezes.
Posição da família de Agnaldo Timóteo
Procurado pelo "Domingo Espetacular", Rutinete Timóteo enviou uma nota declarando que a família está fazendo o possível para preservar a memória do cantor.
Graças a Deus, um dos desejos do nosso irmão se concretizou! A família tem convicção que ele está muito feliz. Estamos fazendo de tudo para preservar a memória do nosso amado! Esperamos em breve que tudo se revolta e que o oportunismo de algumas pessoas que se apresentam como amigos, sobrinhos e assessoras sejam desmascarados para podermos viver em paz!
Ela, no entanto, destacou que entrou com ação na Justiça contra o advogado de Agnaldo, Sidnei Logo Pedroso, por declarações 'caluniosas e fantasiosas'.
Estamos orando para que bons ventos consigam resolver e reverter os sete processos de reconhecimento de paternidade e um de união estável que se originaram pelas declarações caluniosas e fantasiosas que o atual inventariante concedeu e vem concedendo junto aos meios de comunicação.
Sidnei Logo Pedroso se manifestou no jornalístico da RecordTV dizendo que sua única função é fazer valer o desejo descrito por Agnaldo Timóteo no testamento.
Meu papel aqui não é brigar com a dona Rutinete, tampouco com o senhor Cícero. O Agnaldo Timóteo fez um testamento e nomeou-os como herdeiros legatários. Eu entendo que isso precisa ser acatado.
Áudios da família de Agnaldo
O "Domingo Espetacular" teve acesso a áudios de trocas de mensagens entre Keyty e a irmã de Agnaldo Timóteo, Rutinete, ocorridos após a morte do cantor. Nas mensagens, Rutinete faz questão de ressaltar que a adolescente de 14 anos não é membro da família.
Rutinete: O que a Rosário é sua?
Keyty: É... minha mãe de consideração.
Rutinete: Sim. Mas não é nada.
Keyty: Eu sei.
Rutinete: O que o Lucas é seu?
Keyty: Amigo.
Rutinete: O que eu sou sua? Nada.
Keyty: É.
Em outro trecho, ela ataca a garota dizendo que não existia chance de ela ficar com a casa em que morava com o cantor por não ter um responsável legal.
A juíza não vai permitir jamais que você, menor, fique numa casa que não tem ninguém responsável por você da família.
Mãe biológica tentou "devolver" a herança
Rutinete Timóteo também chegou a procurar a mãe biológica de Keyty, Luciana Cologne, para deixar claro que a criança e ela não teriam direito a receber a herança deixada pelo artista.
Eu só tenho uma posição aqui. Eu não tenho como bancar está casa. Ponto? ... A Keyty não pode ficar aqui se você não estiver presente. Por quê? Rosário não é nada da Keyty, Lucas não é nada da Keyty, ninguém. Eu não sou nada da Keyty. Ninguém é nada da Keyty e a Keyty não tem nenhum documento do Agnaldo Timóteo dizendo que ele tem a tutela dela. Ela não tem porque ele não tem. Ele não fez.
Numa tentativa de negociação, Luciana Cologne diz que até aceita assinar uma procuração "devolvendo para a família" o que Agnaldo deixou em testamento para Keyty. Ela, no entanto, pede ajuda financeira para seguir com a vida.
Deixa eu falar. Deixa eu falar, porque eu não quero problema. Devolvo tudo. Eu assino a procuração, responsável por ela. Eu "tô" devolvendo 50% que o Agnaldo deixou e volta para a família. Se vocês quiserem dar uma ajuda pra mim, tudo bem.
Rutinete Timóteo não quis comentar sobre os áudios enviados para a adolescente de 14 anos e Luciana Cologne.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.