Topo

Repórter da CNN sobre relação com Taleban: 'Sensação de estar no limite'

Clarissa Ward, repórter da CNN norte-americana, falou sobre a relação com o Taleban - Reprodução/YouTube
Clarissa Ward, repórter da CNN norte-americana, falou sobre a relação com o Taleban Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

18/08/2021 23h08

A repórter norte-americana Clarissa Ward, que trabalha na CNN, comentou sobre a cobertura no Afeganistão em entrevista ao apresentador William Waak, da CNN Brasil. Ela falou sobre a relação da imprensa com o Taleban após o grupo assumir o poder no país.

O Talibã tem sido bem receptivo e cordial com os jornalistas dizendo que podemos sair e fazer nosso trabalho com as reportagens. Mas sempre se tem uma sensação de estar no limite. Com tantos combatentes diferentes, nunca se sabe em quem você vai esbarrar e qual vai ser a reação.
Clarissa Ward em entrevista à CNN Brasil

Clarissa destacou que a situação é "muito volátil" no país e exige planejamento dos jornalistas durante a cobertura.

"Algumas vezes eles me disseram para cobrir o rosto ou ir para o lado. O que não necessariamente me ofende porque estou aqui só tentando fazer o meu trabalho", relatou.

No início existia muita apreensão sobre qual seria a atitude do Taleban com os ocidentais porque não muito tempo atrás eles estavam sequestrando e matando ocidentais quando tinham alguma chance. Obviamente muitas pessoas estavam com medo. Na verdade, até agora, eles parecem ter uma abordagem mais benevolente. Mas acho que tem sempre uma sensação no ar de que as coisas podem mudar de rumo a qualquer momento. Principalmente quando temos uma situação mais caótica, como as cenas que vimos no aeroporto.
Clarissa Ward em entrevista à CNN Brasil

Hoje, a repórter pediu para abandonar um link ao vivo em Cabul, capital do Afeganistão, por questão de segurança. Segundo a emissora, os jornalistas deixaram o local após a abordagem de um grupo armado.

O que não quer dizer que você muda seu jeito para deixa-los confortáveis. Mas se eu puder me vestir de uma forma conservadora, agir de uma certa forma, não me impor tanto e conseguir fazer perguntas mais duras, tudo bem. Faço o que for preciso para fazer estas perguntas e ter algum tipo de acesso.
Clarissa Ward em entrevista à CNN Brasil

A entrevista completa será exibida na CNN Brasil durante o próximo sábado (21).

Recentemente, Clarissa negou que tenha passado a usar a abaya, vestimenta preta muito comum entre as mulheres nos países árabes, por conta da tomada do poder pelo Taleban.