Topo

Virgínia lamenta não ter conseguido amamentar a filha: 'Queria muito'

Virgínia Fonseca se emociona ao relatar dificuldades que teve na amamentação - Reprodução/Instagram
Virgínia Fonseca se emociona ao relatar dificuldades que teve na amamentação Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, no Rio

18/08/2021 22h19

Virgínia Fonseca, influenciadora de 22 anos, desabafou sobre sua experiência com ao amamentar a filha, a pequena Maria Alice, de dois meses, sua primeira filha e fruto do casamento com o cantor Zé Felipe, filho do também cantor Leonardo.

Ao falar sobre autocobrança em entrevista ao Pod Delas, Virgínia explicou que não conseguiu amamentar a filha e que a amamentação foi mais desafiadora do que o parto para ela:

Minha produção de leite foi pouca, eu não consegui real, e era uma coisa que eu queria muito. Desde o início da minha gravidez, eu falei: 'Quero amamentar de seis a oito meses, que é o período essencial'. Não fui atrás de nada, ninguém me falou que era tão difícil, ninguém me passou isso. Meu peito rachou, fiz laser, mas isso não me incomodava. O que foi o fod* foi a produção de leite, eu não tive leite, não desceu. Virgínia Fonseca

"Eu saí do hospital com a fórmula e eu achava que isso era normal. [...] Para mim, todas as mães saíam porque eu não nunca tive contato com recém-nascido, nunca tive contato com uma mãe. Eu sou filha única dos meus pais, então não tive irmão mais novo, então não sei nada. Se me perguntar sobre maternidade, eu não sei nada, eu vivo a minha maternidade", acrescentou ela.

A influenciadora afirmou que a filha já se alimentava com a fórmula, além do leite materno, ainda na maternidade. "Meu leite já não dava. Eu ficava mais de 40 minutos com a Maria Alice no peito e ela saía com fome. Mas para mim era normal, para mim toda mulher saía assim. Minha mãe também não me falou nada para não me deixar mal, ela sabe que eu sou muito preocupada, estressada", relatou Virgínia.

Em seguida, a nora de Leonardo contou que, após publicar em suas redes sociais sobre o uso da fórmula, recebeu conselhos de suas seguidores sobre o tema nas redes sociais:

Recebi uns directs falando: 'Virgínia, não dá a fórmula porque ela vai confundir o bico do peito com o bico da mamadeira'. [...] Comecei a parar de dar a fórmula para ela, ficava com a Maria Alice duas horas no meu peito, ela dormia no peito, e eu achava que tinha saciado a fome dela. Tive a consulta dos seis dias com a pediatra e ela me falou: 'Virgínia, Maria Alice já emagreceu 10% do que ela podia emagrecer em dez dias'. Virgínia

A partir da consulta, Virgínia contou que voltou a usar a fórmula por recomendação médica e, após isso, sua produção de leite diminuiu cada vez mais. Emocionada, a influenciadora comentou sobre a cobrança que sofreu dos internautas para falar sobre o tema:

Não falei nada sobre isso ainda porque é uma coisa que eu quis e eu não fui capaz. E vem a cobrança de todo mundo em cima do que eu não tenho culpa. Eu quis amamentar, e mesmo que eu não quisesse, sabe. Eu me senti insuficiente comigo mesmo, é uma coisa que me pesou. [...] É uma coisa que até hoje me deixa mal. [...] As pessoas julgam algo que não é a verdade. Eu nunca falei porque nunca me senti à vontade para falar. E tudo bem as pessoas me julgarem porque eu sei minha realidade, mas me dói. Virgínia

Virgínia relatou ter chorado muito ao ler uma mensagem de um internauta que dizia que ela não amamentava por preocupação com o próprio corpo, que chegou a ser respondida pelo marido na época:

Nunca me importei com hate, mas quando falam de mim. Desde que a Maria Alice nasceu, tudo que falam dela me afeta dez vezes mais. 'Nossa, ela deixou de amamentar a filha dela por causa de corpo', não foi isso. Cada um vive a sua realidade. Eu não consegui amamentar e automaticamente eu comecei a cuidar do meu corpo, a treinar, mas eu já não tinha conseguido amamentar, eu não parei a amamentação por causa disso. Virgínia