Topo

Gil agradece Lula por facilitar acesso às universidades: 'Mudou minha vida'

Gil do Vigor participou de live ao lado de Lula mediada por Thelma Assis - Reprodução
Gil do Vigor participou de live ao lado de Lula mediada por Thelma Assis Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

01/09/2021 22h59

O economista Gilberto Nogueira, mais conhecido como Gil do Vigor, participou de uma live hoje no canal do YouTube da médica Thelma Assis, ao lado da cantora Linn da Quebrada, o empresário e ativista social Celso Athayde e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e agradeceu ao petista por ter facilitado a entrada da população pobre nas universidades públicas.

Formado em economia pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e atualmente cursando PhD na Universidade de Davis na Califórnia com bolsa integral, o ex-BBB disse que foram graças às medidas adotadas pelo ex-presidente que ele e outros amigos conseguiram ter acesso ao ensino superior, e isso mudou sua vida para melhor.

"Eu vim de escola pública e hoje estou no PhD. Então, assim, isso nunca seria possível se lá atrás alguém não tivesse entendido a importância de trazer o pobre para onde ele deveria estar, porque tem muita fuga de conhecimento. Então, eu sou extremamente grato e apaixonado pelo governo do presidente Lula, que pensou em quem precisava", declarou.

Segundo Gil do Vigor, a interiorização das universidades foi uma medida importante para evitar a perda e fuga de conhecimento. O famoso ponderou que, antes, apenas os ricos tinham acesso à graduação, e também criticou a meritocracia ao apontar as diferentes realidades entre os que pertencem a classes mais favorecidas em relação àqueles que estão nas classes C, D e E, por exemplo.

"Então eu fico até emocionado porque eu sei que foi aquela ajuda lá atrás, sabe, quando eu pensei que nunca fosse conseguir [o Lula] falou 'não, vamos colocar o pobre, vamos tirar a universidade pública da mão de quem já tem'. Porque o que acontecia: a universidade pública, ela ficava num clico eterno, rico, rico, rico e o pobre é que lute. Como é que ele vai competir? A competição era injusta! Então como uma medida alternativa ele [Lula] falou 'peraí, vamos tentar resolver isso a curto prazo, porque a gente sabe que questão de educação não se resolve do dia para a noite", continuou.

"Então o sistema de cotas ele veio, foram colocadas várias alternativas para nos ajudar de fato. Eu digo isso porque eu e vários amigos conseguimos ingressar na universidade pública e isso mudou minha vida de fato", completou.

Por fim, o economista voltou a defender a educação como a alternativa "para salvar o país", e criticou os cortes nas verbas destinadas à educação e também à saúde.

Defensor da educação

Gil do Vigor ficou famoso em todo o país por sua participação no BBB 21, reality show da TV Globo, no qual ficou no quarto lugar.

Durante os meses de confinamento, o pernambucano foi aprovado com bolsa 100% para fazer PhD em três universidades dos Estados Unidos - quando deixou o programa, ele optou por Davis, na Califórnia e, inclusive, já está no país norte-americano para o início das aulas.

Em sua passagem pelo BBB 21, Gil do Vigor se destacou pelo jeito espontâneo, mas também pelos relatos pessoais das dificuldades enfrentadas, e de como encontrou na educação uma alternativa para superar as barreiras impostas pela vida.