Topo

Retiro onde esteve Pyong recebe 'cancelados' e foi acusado de homofobia

Sammy Lee e Pyong Lee - Reprodução/Instagram
Sammy Lee e Pyong Lee Imagem: Reprodução/Instagram

Lucas Pasin

do UOL, no Rio

01/09/2021 04h00

Pyong Lee e Sammy despertaram a curiosidade dos fãs após viajarem juntos mesmo depois de terem dado um fim no casamento. Os dois se hospedaram na Estância Paraíso - Ministério Restaurando Vidas, em Sabará, Minas Gerais, e segundo a assessoria ficaram em quartos separados. O nome do retiro espiritual pode não ser conhecido por muitos, mas com certeza faz sucesso entre as celebridades, especialmente se for para fugir de alguma crise, traição ou do 'cancelamento'.

Rafa Kalimann esteve por lá logo após estrear o programa "Casa Kalimann", no Globoplay, e receber críticas pelos quadros da atração nas redes sociais. Arthur Aguiar também se refugiou no espaço quando se separou de Mayra Cardi em meio a brigas e traição. O funkeiro Naldo Benny foi para lá, em 2017, depois de ser acusado de agredir a mulher, Ellen Cardoso, que também procurou o espaço.

São muitos os nomes de famosos que já passaram pelo retiro. A Pastora Ezenete Rodrigues, líder da Estância Paraiso, explica ao UOL, no entanto, que celebridades e anônimos são tratados da mesma maneira no espaço:

A vinda de pessoas consideradas famosas não altera em nada nossas programações, ou tratamento. A vinda deles se dá ao fato de eles mesmos indicarem a Estância uns para os outros, e por confiarem em nosso trabalho, quando entendem que precisam de um tempo para ressignificar suas vidas".

Wesley Safadão é batizado na Estância Paraíso - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Wesley Safadão é batizado na Estância Paraíso
Imagem: Reprodução/Instagram

Quanto custa e o que eles fazem por lá?

O retiro oferece diferentes programas, todos com "o propósito de aproximação com a fé". O "Renovo", por exemplo, "destinado às pessoas que desejam ser restauradas no relacionamento com Deus", custa R$ 2.750,00, incluindo hospedagem e alimentação, e tem duração de seis dias. Já o "Casais na mão do Oleiro", dedicado exclusivamente para casais, tem o custo de R$ 1.900,00, e duração de três dias.

Há alguns famosos, como Wesley Safadão, que optam por realizar um batismo no local. O cantor esteve no retiro em 2017, celebrando na época um ano de casamento com Thyane Dantas, e fugindo de críticas sobre o término tumultuado do relacionamento com Mileide Mihaile.

Simaria, antes de voltar aos holofotes, assim que recebeu alta hospitalar após tratar uma tuberculose ganglionar, procurou refúgio no retiro. Simone e o empresário Kaká Diniz também já participaram de programas da Estância Paraíso.

Simone ao lado de pastora na Estância Paraíso - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Simone ao lado de pastora na Estância Paraíso
Imagem: Reprodução/Instagram

Acusação de homofobia

Assim como outros famosos, que sempre elogiam nas redes sociais, Mayra Cardi teve uma boa experiência no retiro espiritual e indicou para dois amigos. No entanto, a ex-BBB gravou um vídeo para acusar a Estância Paraíso de praticar homofobia.

"Gays não entram no céu', foi essa frase que eles ouviram", contou Mayra Cardi em vídeo no Instagram, publicado em dezembro de 2020. Os amigos da influenciadora ainda teriam, de acordo com relato deles, sido impedidos de deixar o local, obrigados a ouvir frases negativas sobre a sexualidade.

Questionada pelo UOL sobre a acusação feita por Mayra em 2020, Ezenete Rodrigues diz que a Estância Paraíso está "ciente da liberdade de escolha de cada pessoa":

"Sobre o caso referido, não houve preconceito ou desrespeito da nossa parte, a mesma pessoa a qual se referem já esteve novamente conosco após a entrevista dada por ela e estamos de portas abertas para qualquer pessoa que precise de ajuda, sempre faremos nosso melhor para que as pessoas possam alcançar aquilo que elas vieram buscar, dentro dos padrões cristãos no qual acreditamos".