Topo

Fani Pacheco protesta contra PL da reprodução assistida: 'Não posso calar'

Fani Pacheco se manifestou contra PL que versa sobre reprodução assistida no Brasil - Ricardo Borges/ UOL
Fani Pacheco se manifestou contra PL que versa sobre reprodução assistida no Brasil Imagem: Ricardo Borges/ UOL

Colaboração para o UOL

02/09/2021 09h52

A ex-BBB Fani Pacheco se posicionou de forma contrária ao PL (Projeto de Lei) 1184/03, em tramitação na Câmara dos Deputados, que versa sobre a reprodução assistida no Brasil. Segundo a modelo e estudante de medicina, caso aprovado, o PL inviabilizará esse procedimento.

"Vocês sabem que congelei meus óvulos e aprendi muito sobre reprodução humana nas últimas semanas! Por isso não posso me calar: um projeto de lei ameaça inviabilizar a reprodução assistida no Brasil", iniciou a famosa.

"Dentre tantas outras mudanças, o PL prevê: o fim do congelamento de embriões e autorização de apenas 2 embriões por ciclo com transferências a fresco; exclusão da comunidade LGBTQIA+; fim do anonimato de doadoras", completou, estimulando seus seguidores a participarem "ativamente dessa mudança que impacta profundamente no futuro de tantas pessoas".

O PL 1184/03 é de autoria do senador Lucio Alcantara (PSDB-CE), que estava engavetado, mas foi desarquivado pelo deputado federal Diego Garcia (PODE/PR), em julho deste ano, e agora precisa ser analisado pela CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Casa. Se aprovada na íntegra, a proposta irá para sanção presidencial.

Entre outros tópicos, o texto do PL prevê que seja limitada a fertilização de apenas dois óvulos, a proibição da biópsia embrionária, além de que esses óvulos sejam transferidos a fresco, proíbe o congelamento de embriões e doações de óvulos, e proíbe que os doadores de sêmen e óvulos mantenham suas identidades anônimas.

Fani congelou óvulos

A ex-BBB Fani Pacheco, de 38 anos, está fazendo tratamento para congelar óvulos. Em sua rede social, ela compartilhou um vídeo em que aparece em uma clínica de fertilização durante consulta.

A estudante de medicina está em processo de captação e congelamento de óvulos, o que garante a possibilidade de engravidar no futuro.

"Em dia de ultra, o coração acelera por aqui! Durante o tratamento eu aprendi que tem um hormônio que mede nossa reserva ovariana: O hormônio anti-mulleriano. Quanto mais velha a mulher é, no geral, menor é a quantidade desse hormônio", explicou aos seguidores.

"O meu estava em 0,5 antes de começarmos a medicação e a Dra. Carol me disse que esperava 05 folículos (que são a "casa" dos óvulos e indicam quantos óvulos consigo na punção em média) no total dos dois ovários, maaaaaaaaas os resultados da ultra foram surpreendentes!", comemorou ainda na legenda.