Topo

Vivi Fernandez descobre tumor no útero e passa por cirurgia: 'Só chorava'

Vivi Fernandez se recupera de cirurgia para retirada de tumores benignos. - Reprodução/Instagram
Vivi Fernandez se recupera de cirurgia para retirada de tumores benignos. Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

16/09/2021 11h31

Vivi Fernandez passou por um susto. A atriz das "Câmeras Escondidas", do "Programa Silvio Santos", recebeu o diagnóstico de mioma — um tipo de tumor benigno no útero — após sentir fortes dores na região abdominal. Ontem, ela se submeteu a uma cirurgia para a retirada dos tumores e agora se encontra em observação no Hospital Santa Helena, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

Ao UOL, Vivi diz ter demorado para procurar um médico pois imaginou que fosse uma gastrite, sintomas de tensão pré-menstrual ou qualquer outro desconforto que pudesse ser controlado com analgésicos. Acabou se automedicando, por duas semanas, mesmo contraindicação.

As dores, entretanto, não aliviaram. Até que ela percebeu que o quadro poderia ser mais sério do que imaginava: "Não conseguia me movimentar em casa, a barriga estava inchada e dura. Passei a mão do lado direito e senti um nódulo. Isso me deixou apavorada e procurei um médico".

Eu me senti muito culpada por não acompanhar e cuidar da minha saúde. Só chorava, tamanha a gravidade.

"Parecia que eu estava grávida de quatro meses"

Vivi Fernandez diz que a barriga estava tão inchada que parecia estar no início de uma gestação.

"Fizemos ultrassom abdominal e descobrimos que o mioma era grande. Ele estava mexendo com a bexiga, rins e poderia estar por fora do meu útero. Isso ocasionou dores e fez com que a minha barriga ficasse estufada, parecendo que eu estava grávida de quatro meses. Pelo ultrassom intravaginal, descobrimos que ele estava fora do útero, comprimindo o intestino. Tudo começou a funcionar de forma ruim para mim", se lembra.

A atriz passou por uma cirurgia de duas horas e meia para a retirada dos tumores e agora se encontra em observação. A previsão é de que receba alta do hospital amanhã.

É uma doença silenciosa, quando começa a ter dores a coisa já está mais avançada. Mioma pode ocasionar problemas gravíssimos. Conseguiram manter o meu útero. Um dos tumores era maior do que o meu útero, gigantesco.

Enquanto se recupera da cirurgia, ela afirma que terá um novo motivo para comemorar o aniversário em 29 de setembro. "Renasci. Sou uma nova Vivi, agora mais atenta à saúde. Que isso sirva de alerta, especialmente às mulheres", diz.

Cuidados no pós-operatório

Depois de receber alta, Vivi terá de seguir uma série de cuidados nos próximos dias, como por exemplo evitar exercícios físicos até se restabelecer por completo da cirurgia.

Preciso fazer o mínimo de esforço possível e não posso fazer atividade física. Ficarei mais calma em casa. Uma alimentação anti-inflamatória, evitarei uma série de alimentos e consumirei outros. Foi um divisor de águas para mim. Minha vida mudará por completo, principalmente pelo acompanhamento médico que precisarei fazer.