Topo

Maria Cândida mostra celulites e desabafa: 'Passei 40 anos me escondendo'

Maria Cândida fala sobre pressão estética - Reprodução/Instagram
Maria Cândida fala sobre pressão estética Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/09/2021 13h03

Maria Cândida, de 50 anos, usou o seu Instagram hoje para desabafar sobre a pressão estética que todas as mulheres sofrem para ter o corpo perfeito. A jornalista publicou uma foto sem retoques do seu corpo e disse que sempre teve vergonha das celulites, e que isso prejudicou sua saúde mental e também sua vida sexual.

"Tenho celulite desde os 15 anos: genética, alimentação, engorda e emagrece e falta de esporte com mais disciplina durante a vida, me levaram ao fato de que tenho celulite na bunda, nas pernas... Mais magra ou mais gorda, sempre tenho celulite", explicou.

Ela acrescenta que as marquinhas nunca vão sumir totalmente: "Não existe milagre e demorei muito para abraçar meu corpo. Agora, aos 50 anos, eu me amo muito e vou lutar contra tudo e todos que queiram detonar mulheres e seus corpos reais. Tudo bem ter bunda, pernas com celulite. E mostro para vocês sem photoshop e bem de perto, porque sei que muitas tem e morrem de vergonha e tem raiva, como tive a vida toda", acrescentou.

"Passei 40 anos me escondendo na praia e, não virando de costas de jeito nenhum, para ficar perfeita para os caras e mulheres que reparariam nisso. Minha celulite derrubaria a minha graça, a minha inteligência, a minha beleza, a minha garra, o meu sorriso... Como alguém pode ter pensado assim? Que poder tem essas celulites, não é? O que eu perdi?", questionou.

Ela falou que a pressão também fez danos a sua saúde sexual: "Não tinha transas mais intensas, porque queria esconder e só ficava em posições que aparecesse o melhor do meu corpo. Mergulhos no mar ou na piscina, porque evitava ir pra água para não ficarem olhando para as minhas celulites. Por isso, aos 50, eu mostro e falo: coloca a sua lingerie, mulher madura, e joga todo seu charme e formosura com celulite ou sem celulite".

Por fim, ela afirma que as mulheres têm que se unir para quebrar esses padrões de beleza. "Vamos juntas, lobas, na desconstrução dos padrões de idade e de beleza e de tudo! Aqui existe um ser humano, uma mulher na luta, alinhada com o mundo, que não quer passar pela vida sem aprender lições óbvias. E o óbvio está muitas vezes em que a gente olhar para o espelho e falar: nossa, que legal estar viva! Se não gosto muito de uma coisa ou outra em mim, vou ver como melhorar de forma saudável. Sou eu mesma que quero ou os outros querem?", encerrou.